PROFETAS MIDIÁTICOS (DO PIX): REVELAÇÕES, MEMES E PROMESSAS DE PROSPERIDADE

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
PROFETAS MIDIÁTICOS (DO PIX): REVELAÇÕES, MEMES E PROMESSAS DE PROSPERIDADE
Autores
  • Henrique Jônatas de Souza Santos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Linguagens, mídias e religiões
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/648625-profetas-midiaticos-(do-pix)--revelacoes-memes-e-promessas-de-prosperidade
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
Profetas midiáticos, profetas do pix, Recepção, Memes religiosos, Mídias sociais.
Resumo
CONTEXTO E PROBLEMATIZAÇÃO Dentro da ambiência da ciber-religião (MIKLOS, 2012), uma nova categoria de celebridades da fé (FREIRE, 2017) tem surgido - os profetas midiáticos. Figuras ligadas ao pentecostalismo/neopentecostalismo, mas que fogem das grandes denominações. São, geralmente, líderes religiosos de igrejas próprias e/ou subcelebridades em busca da visibilidade que lhes confere poder simbólico (BOURDIEU, 1989) religioso. À luz de Campbell (2007), percebe-se que eles se projetam no imaginário coletivo como vozes influentes por, discursivamente, propagarem benefícios ao seu público, através da teologia da prosperidade, constituindo (e constituindo-se como) símbolos próprios dessa cultura (GOMES, 2011). A projeção desses personagens acontece na autoexposição pelas redes/mídias sociais, ofertando conteúdo profético, testemunhos e/ou revelações sobrenaturais que geram discussões entre os pentecostais sobre a validade das mesmas teologicamente. Contudo, conquistam muitas visualizações, fomentando um fenômeno único, haja vista que propagam um conteúdo que transborda sobrenaturalidade personalíssima na autoimagem. Desta feita, conquistam milhares de visualizações, fiéis-fãs (FREIRE, 2017) e dinheiro através de ofertantes que pagam pelas revelações e orações/votos proféticos - por isso ganharam o apelido pejorativo profetas do pix. Contudo, por estarem no espaço midiático, também atraem críticos e são objetos de ridicularização através de memes (SOUZA, 2013) nas redes sociais. MÉTODO Após a sondagem do conteúdo dos perfis @segredosdomanto e @crente_aranha que fomentam a ridicularização/denúncia dos profetas midiáticos no Instagram, foi feita a coleta das peças. Optou-se por memes de profetas mais famosos por serem identificáveis - são eles: Pastora Nadir; Pastora Renallida e o Pastor Leonardo Sales (4 peças/cada um). Em seguida, foi realizada uma análise exploratória à luz de Stuart Hall (2003) para capturar o teor profano/ridicularização e do sagrado/profético. OBJETIVOS: No presente trabalho, buscou-se apontar uma nova subcategoria de celebridades da fé, através das peças midiáticas produzidas por perfis humorados no instagram que denunciam os mesmos de charlatanismo. Também procurou-se identificar as características discursivas que produzem encantamento de uma audiência e ridicularização em outra, segundo a negociação de recepção de Stuart Hall (2003). CONSIDERAÇÕES FINAIS As enunciações desses profetas não são proselitistas, pois sua atuação está nos discursos produtores de encantamento no público (fiel e pentecostal), utilizando elementos de espetáculo (DEBORD, 2000). Essa força sobrenatural exposta midiaticamente os constitui na dimensão da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). Uma resposta aos anseios primitivos por heróis, mitos, referências notáveis à sociedade. No contexto religioso, figuras messiânicas. Para isso, lançam-se como oráculos, cultivando uma audiência emotiva e ansiosa por predições que assegurem segurança sob suas imprevisibilidades individuais/coletivas (MARTINS 2002). Por falarem em nome de Deus, revestem-se de poder simbólico (BOURDIEU, 1989). Portanto, durante o discurso já se exprime um ethos (MAINGUENEAU, 2008) que sugere a verdade divina - questioná-los seria questionar a própria divindade que não pode mentir. Reforçam esse ethos: relatos de revelações sobrenaturais (visões, sonhos e profecias) e manifestações corpóreas de sobrenaturalidade, como é o caso das línguas estranhas. São exatamente esses elementos que divergem na recepção (STUART, 2003). Para uns, o efeito é de assimilação pela crença, para outros - embora compartilhem a mesma fé - há reprovação e depreciação.
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Henrique Jônatas de Souza. PROFETAS MIDIÁTICOS (DO PIX): REVELAÇÕES, MEMES E PROMESSAS DE PROSPERIDADE.. In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/648625-PROFETAS-MIDIATICOS-(DO-PIX)--REVELACOES-MEMES-E-PROMESSAS-DE-PROSPERIDADE. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

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