A MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
A MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autores
  • Jenifer Neves Costa
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/648024-a-midiatizacao-da-religiao--uma-analise-do-fenomeno-digital-na-sociedade-contemporanea
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
midiatização, religião, comunicação,
Resumo
Este resumo expandido propõe uma reflexão bibliográfica sobre a midiatização da religião na sociedade contemporânea com base nas ideias de Fausto Neto (2004), Gasparetto (2009) e Martino (2015). Os autores destacam a importância de compreender como a mídia influencia e transforma as práticas religiosas, bem como a maneira como a religião é percebida e vivenciada pelos indivíduos. Fausto Neto (2004) argumenta que a midiatização da religião está intrinsecamente ligada à sociedade midiática atual, com a presença já muito bem estabelecida das plataformas de mídias sociais e redes sociais. Através da mídia, as práticas religiosas podem alcançar um público global de maneira instantânea, permitindo sua expansão e diversificação. No entanto, o autor também ressalta os possíveis efeitos negativos dessa relação mediada. Ele levanta a preocupação de que a constante presença da mídia pode levar à superficialização da experiência religiosa, substituindo o engajamento pessoal e comunitário por uma relação meramente virtual com a fé, que olhando para os aspectos mais tradicionais estimula ao máximo às práticas religiosas dentro de ambientes off-line. Em contrapartida, Gasparetto (2009) destaca a importância de adotar uma abordagem crítica diante da midiatização da religião, ao mesmo tempo que valoriza a possibilidade da mediação tecnológica. Ele alerta para a comercialização da fé e a manipulação midiática como questões cruciais a serem consideradas e avaliadas criticamente pelos fiéis. O autor também argumenta que a transformação da religião em um produto de consumo pode levar à perda de sua autenticidade espiritual e à descaracterização de sua função social. Nesse contexto, é necessário promover uma reflexão sobre a influência da mídia na construção da religiosidade contemporânea. Por outro lado, existe o fator de que a mídia contribui de maneira significativa na criação de novas formas de religiosidade. Martino (2015) destaca que a mídia facilita o surgimento de práticas religiosas mais flexíveis, onde as fronteiras entre o sagrado e o profano se tornam mais fluidas. Martino argumenta que é fundamental compreender as implicações sociais dessas transformações e seus efeitos na identidade religiosa dos indivíduos. Em conclusão, constatou-se que é necessário desenvolver estratégias que permitam uma coexistência harmoniosa entre a mídia e a religião na sociedade contemporânea. Através de uma abordagem crítica e reflexiva, podemos compreender os aspectos positivos e negativos da midiatização da religião, buscando preservar a integridade espiritual e cultural das comunidades religiosas. É fundamental promover uma vivência religiosa autêntica e significativa, que transcenda as influências midiáticas e se baseie no engajamento pessoal, na comunidade e na conexão espiritual mais profunda. Sobretudo, observou-se que devido aos processos e práticas midiáticas, há mais sensibilidade e liberdade para que diversos grupos religiosos possam exercer sua fé.
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Jenifer Neves. A MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.. In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/648024-A-MIDIATIZACAO-DA-RELIGIAO--UMA-ANALISE-DO-FENOMENO-DIGITAL-NA-SOCIEDADE-CONTEMPORANEA. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes