CONSUMO, BUDISMO E TIKTOK.

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
CONSUMO, BUDISMO E TIKTOK.
Autores
  • gabriela pimenta martins
  • Marcelo Pereira da Silva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Comunicação, Consumo e Religião
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/646799-consumo-budismo-e-tiktok
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
Consumo, Budismo, redes sociais, tiktok.
Resumo
CONTEXTO E PROBLEMATIZAÇÃO: O filósofo Slavoj Zizek argumenta que as religiões estão se adaptando à busca hedonista e fugaz da sociedade pós-moderna, influenciada pelo materialismo e práticas de consumo. Assim, as religiões contemporâneas estão abandonando características clássicas e se alinhando com o espírito da pós-modernidade. As religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, são frequentemente observadas e estudadas pelos ocidentais. Essas religiões são vistas como caminhos para o autoaperfeiçoamento, possivelmente devido a uma certa contemplação mística. Para alcançar uma compreensão racional do sentido do mundo, é necessário dominar a si mesmo por meio do treinamento regular do corpo e da mente, algo comum nas práticas religiosas e filosóficas orientais. Além disso, o interesse pelo exótico ou por religiões desconhecidas no Ocidente também se estende ao ecossistema digital contemporâneo. De acordo com Bauman, os limites físicos do espaço não são mais relevantes, e o uso cada vez mais frequente das redes sociais online possibilita diferentes formas de conexão, expressão e interatividade. Na era digital contemporânea, as redes sociais desempenham um papel significativo na disseminação de informações e na interação entre as pessoas. O budismo, como uma tradição espiritual e filosófica, também encontrou espaço nas plataformas online, onde indivíduos compartilham suas experiências, conhecimentos e reflexões relacionadas a essa religião. OBJETIVOS e METODOLOGIA: Analisar e exemplificar, através de vídeos sobre Budismo veiculados através da rede social digital Tik Tok, como se dá a presença digital da religião oriental e como a mesma é traduzida para a linguagem rápida da plataforma. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presença de pessoas falando sobre budismo nas redes sociais reflete o interesse crescente pelo tema e a busca por conexão e comunidade virtual. As redes sociais proporcionam um ambiente onde praticantes budistas e entusiastas podem se conectar, trocar ideias, discutir conceitos e oferecer suporte uns aos outros. No entanto, é importante observar que a presença de pessoas falando sobre budismo nas redes sociais também pode levar a uma ampla gama de abordagens e interpretações. Algumas pessoas podem compartilhar suas experiências pessoais e práticas, enquanto outras podem fornecer análises mais acadêmicas ou teóricas. Portanto, é fundamental manter um senso crítico ao consumir conteúdo relacionado ao budismo nas redes sociais e buscar fontes confiáveis e informadas.
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, gabriela pimenta; SILVA, Marcelo Pereira da. CONSUMO, BUDISMO E TIKTOK... In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/646799-CONSUMO-BUDISMO-E-TIKTOK. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

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