OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BÍBLICO: INVENTÁRIO LÚDICO DA REVISTA ADVENTISTA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BÍBLICO: INVENTÁRIO LÚDICO DA REVISTA ADVENTISTA
Autores
  • Erick Lima
  • Max Luiz Pfeffer Filho
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495256-os-jogos-como-ferramenta-de-letramento-biblico--inventario-ludico-da-revista-adventista
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
religião, games, bíblia, cristianismo
Resumo
A instrumentalização dos jogos para a aprendizagem encontra suas raízes em discussões filosóficas propostas desde a Grécia Antiga, por exemplo, Platão (2017) destaca a importância e as vantagens de aprender através de brincadeiras. Esse movimento se intensifica conforme os anos passam, e os jogos educativos se tornam mais frequentes, auxiliando professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem (BEZ, GRÜBEl, 2006). A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) possui uma forte cultura de letramento bíblico e ao mesmo tempo um histórico de desenvolvimento de jogos religiosos (LIMA, NOVAES, 2021), nesse cenário este artigo procura realizar um levantamento dos jogos desenvolvidos pela IASD brasileira, criando um inventário lúdico e identificando elementos de letramento bíblico. Para tal, essa pesquisa adota um caráter exploratório, realizando por meio de revisão bibliográfica e análise documental, uma busca nos textos da Revista Adventista, através do acervo online da Casa Publicadora Brasileira (CPB). Os termos utilizados para a pesquisa foram “jogo” e “game”. Enquanto os jogos são discutidos na revista desde a década de 1930 (ELLIOT, 1930), é apenas na década de 1970 que é possível localizar, através de um anuncio comercial, a criação de jogos pela IASD. O anúncio feito na edição de dezembro de 1977, apresenta um kit com cinco jogos: “Dominó” (com aves e cenas bíblicas); “Giocapo”; “Arca de Noé”; “Jornadas bíblicas” e “Quarteto”. Em edições posteriores esse kit é chamado de “Joguinhos da Casa” (VOCÊ, 1978). Alguns desses jogos possuem mecânica de funcionamento baseada em perguntas e repostas sobre a bíblia, enquanto a maioria apela especialmente a memorização de imagens e textos bíblicos ou da natureza. Já o termo “game” retorna produções mais recentes da IASD, refletindo o número crescente de jogos digitais nas últimas décadas. A ocorrência mais recente é do jogo Heroes II (TONETTI, 2021), lançado para dispositivos mobile, o jogo desafia seus jogadores a obterem conhecimento bíblico através de perguntas e respostas sobre seus personagens e suas histórias. Desse modo fica evidente que, ao longo da história, os jogos produzidos pela IASD priorizam a instrução dos jogadores no texto bíblico, tornado esses tipos de soluções primariamente ferramentas de letramento bíblico.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Erick; FILHO, Max Luiz Pfeffer. OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BÍBLICO: INVENTÁRIO LÚDICO DA REVISTA ADVENTISTA.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495256-OS-JOGOS-COMO-FERRAMENTA-DE-LETRAMENTO-BIBLICO--INVENTARIO-LUDICO-DA-REVISTA-ADVENTISTA. Acesso em: 03/07/2025

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