A RELIGIÃO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NOS GAMES: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA RECEPÇÃO POPULAR À REPRESENTATIVIDADE CONTIDA NO JOGO DIGITAL HEROES 2: O JOGO DA BÍBLIA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
A RELIGIÃO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NOS GAMES: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA RECEPÇÃO POPULAR À REPRESENTATIVIDADE CONTIDA NO JOGO DIGITAL HEROES 2: O JOGO DA BÍBLIA
Autores
  • Alexandre Virgílio dos Santos Neto
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Mídia, religiões e diversidade
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495247-a-religiao-e-a-diversidade-etnico-racial-nos-games--uma-analise-qualitativa-da-recepcao-popular-a-representativid
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
games, religião e cultura pop, diversidade racial, representatividade.
Resumo
Nesses novos tempos, é possível notar o crescimento do mundo digital, de modo especial, os games. A indústria dos games, hoje, lucra mais que a música e o cinema juntos. Os jogos digitais têm crescido exponencialmente sendo usados inclusive em processos seletivos. No entanto, é curioso o fato de que existem mais gamers do que cristãos no mundo, como apontam pesquisas. Pensando nisso, a igreja adventista embarcou no mundo dos games com um jogo de perguntas e respostas: Heroes – que teve milhões de acessos em sua primeira versão. Em janeiro de 2021, foi lançada a segunda edição do game, agora com algumas modificações na jogabilidade e nas artes gráficas. Entretanto, uma coisa chamou a atenção dos primeiros usuários: determinados personagens foram representados etnicamente diferentes do que se era comumente exibido. Como a forma com que os personagens bíblicos são representados étnico e racialmente pode impactar na recepção da mensagem? A problemática desta pesquisa juntamente com uma análise qualitativa desse fato, irão buscar respostas consistentes e práticas da relação entre o exercício religioso e a diversidade étnico-racial. Este, visa sintetizar e organizar um pensamento mais límpido sobre o assunto. Objetivando propiciar uma análise mais embasada e concreta, foram colhidas cinquenta respostas através de uma pesquisa de opinião. Expostos a seis perguntas, entre elas quatro de múltipla escolha e duas dissertativas, os participantes puderam – sem que sua identidade fosse revelada – expressar o que pensavam a respeito da diversidade étnico-racial dos personagens bíblicos apresentados no game cristão. Suas respostas transpuseram os limites de Heroes 2 e galgaram espaço em pautas referentes ao exercício da fé, a sociedade e seus problemas, representatividade, perpetuação de crenças limitantes na igreja, entre outros tópicos mais. A análise consistirá na utilização de ferramentas advindas da sociologia, psicologia, filosofia e teologia – sem contar com a comunicação e seus conceitos – a fim de trazer luz e discernimento técnico e teórico sobre como o fator etnia e raça têm potencial de projetar tipos de relações diferentes entre as pessoas e os personagens canônicos, especialmente os que estão no Heroes 2: O Jogo da Bíblia. Por fim, e como isso pode afetar ou não a maneira como a mensagem pode ser difundida pelos meios de comunicação e as mais variadas formas conexão e expressões culturais.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Alexandre Virgílio dos Santos. A RELIGIÃO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NOS GAMES: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA RECEPÇÃO POPULAR À REPRESENTATIVIDADE CONTIDA NO JOGO DIGITAL HEROES 2: O JOGO DA BÍBLIA.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495247-A-RELIGIAO-E-A-DIVERSIDADE-ETNICO-RACIAL-NOS-GAMES--UMA-ANALISE-QUALITATIVA-DA-RECEPCAO-POPULAR-A-REPRESENTATIVID. Acesso em: 20/06/2025

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