PANDEMIA E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
PANDEMIA E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Autores
  • Samuel Matheus Guimarães Vieira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495227-pandemia-e-a-comunicacao-institucional--na-igreja-adventista-do-setimo-dia
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
COVID-19; comunicação; Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Resumo
A COVID-19 fechou as portas de muitos templos, mas a comunicação possibilitou aos membros das igrejas continuarem cultuando dentro dos seus lares. Isso ocorre por causa dos meios de comunicação nos dias de hoje que tem conectado pessoas em todos os lugares. Assim, coube as igrejas se apoderarem ainda mais de tais meios para se comunicar de maneira eficiente com seus fiéis. Tais métodos foram criados, pois antes da pandemia, muitas pessoas estavam acostumadas a se locomoverem para cultuar nos templos. Contudo, quando a pandemia chegou ao Brasil, os templos foram fechados por questões sanitárias. Dentro desse cenário, o presente trabalho busca entender partes das ações da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), desenvolvidas no período de pandemia, em relação a sua comunicação institucional para a sociedade e para seus fiéis. Aqui, o foco é entender como se procedeu a comunicação dentro dos portais oficiais do movimento, catalogando todos os processos comunicativos para compreender qual o cenários que dali se emerge. Para tanto, se entrou nas redes sociais do movimento e em seu portal oficial (adventistas.org) e catalogou, através da análise de conteúdo, todos as notícias e reportagens produzidas no período que vai de março de 2020 até março de 2022. Através dessa catalogação, compreende-se que foi necessária uma adaptação ao uso dos meios de comunicação de massa para que a mensagem religiosa continuasse a ser levada em meio a fase de isolamento social. Num período atípico da sociedade como um todo, a instituição adventista procurou manter o avanço de sua obra por intermédio das mídias. Os achados preliminares mostram como se deu as mudanças de ênfase do movimento dentro das próprias mudanças do cenário pandêmico e das ênfases sociais e políticas, o que indica o funcionamento institucional de tal grupo dentro da lógica socioeconômica na qual ele está inserido.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Samuel Matheus Guimarães. PANDEMIA E A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495227-PANDEMIA-E-A-COMUNICACAO-INSTITUCIONAL--NA-IGREJA-ADVENTISTA-DO-SETIMO-DIA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes