SENTIDOS DA COVID-19 NA IGREJA CATÓLICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS (MG) NO INSTAGRAM

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
SENTIDOS DA COVID-19 NA IGREJA CATÓLICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS (MG) NO INSTAGRAM
Autores
  • Marco Tulio de Sousa
  • Brígida Gonçalves Magalhães Silva
  • Maria Clara Ribeiro Silva
  • Paola Rabelo Morato
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495124-sentidos-da-covid-19-na-igreja-catolica--uma-analise-das-publicacoes-da-diocese-de-divinopolis-(mg)-no-instagram
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
Covid-19, Igreja Católica, Midiatização da religião, Pandemia, Religião
Resumo
Em 31 de dezembro de 2019, autoridades chinesas informaram à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta de uma nova doença, a Covid-19, na cidade Wuhan (China). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a situação mundial como pandêmica. No Brasil, os primeiros casos foram identificados a partir do dia 26 de fevereiro de 2020. Rapidamente, práticas como distanciamento social, uso de máscaras de proteção, higienização constante de mãos e objetos com álcool em gel passaram a fazer parte do cotidiano. Nesse cenário, as relações presenciais ficaram prejudicadas e as instituições tiveram que se reinventar, incluindo o campo da religião que teve as suas atividades presenciais interrompidas. Assim, percebe-se que, a partir desse contexto, a presença religiosa nas mídias, sobretudo na Internet, se intensificou a partir de 2020 acelerando o processo de “midiatização da religião” (SOUSA, 2021, MARTINO, 2016). Nesta comunicação, pretendemos trabalhar essa problemática em nível regional analisando discursos e práticas da Diocese de Divinópolis (MG) durante a pandemia. Partindo de referenciais teóricos sobre a pesquisa em midiatização da religião (BORELLI, 2010; MARTINO, 2016; SOUSA, 2021) e da metodologia dos estudos de caso (BRAGA, 2008), são analisadas publicações do perfil do Instagram da instituição (@diocesedivinopolis) nos meses de fevereiro, março, abril e outubro de 2020. Em um primeiro momento, foram identificados os objetivos interacionais da Diocese nessa mídia para, posteriormente, se fazer uma análise semiodiscursiva (VERÓN, 1980; FAUSTO NETO, 2010) dos sentidos da Covid-19 que emergem nas publicações. Assim, chegou-se a dez categorias que caracterizam a comunicação da diocese no Instagram, a saber: 1) Reflexão pastoral; 2) Datas; 3) Curiosidades; 4) Informativo/ Atualidades; 5) Divulgação de atividades profissionais; 6) Memória; 7) Eventos religiosos; 8) Campanhas; 9) Conteúdo dos fiéis; e, por fim, 10) Covid-19. Em relação ao coronavírus, foco da pesquisa, percebe-se que as postagens da última categoria foram feitas, em sua maioria, no mês de março, um mês após a confirmação do primeiro caso oficial de Covid-19 no Brasil. São raras as postagens sobre a pandemia em abril e outubro, meses contemplados na coleta. Mesmo que outubro tenha sido um mês com muitas mortes decorrentes da pandemia, publicações que mencionam diretamente o tema são escassas no período. De forma geral, o que se pode dizer sobre as postagens que tratam da pandemia é que apresentam orientações pastorais para prevenção do coronavírus, conteúdos de cunho informativo e educacional, orientações sobre o cancelamento de atividades presenciais e outras medidas pastorais. Pela análise semiodiscursiva das postagens relacionadas à Covid-19 se percebe que se procurou conciliar o discurso científico com o religioso a partir de enunciados que reforçavam orientações dos órgãos de saúde ao mesmo tempo em que se ressignificava a pandemia no contexto católico como experiência passageira que demandaria uma vivência mais intensa e profunda da religião.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Marco Tulio de et al.. SENTIDOS DA COVID-19 NA IGREJA CATÓLICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS (MG) NO INSTAGRAM.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/495124-SENTIDOS-DA-COVID-19-NA-IGREJA-CATOLICA--UMA-ANALISE-DAS-PUBLICACOES-DA-DIOCESE-DE-DIVINOPOLIS-(MG)-NO-INSTAGRAM. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes