A ESPIRITUALIDADE DOS NEGÓCIOS, O NEGÓCIO DA ESPIRITUALIDADE: COACHING ESPIRITUAL, EMPREENDEDORISMO E CULTURA DA INSPIRAÇÃO NAS NARRATIVAS DO PODCAST BRUNETCAST

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
A ESPIRITUALIDADE DOS NEGÓCIOS, O NEGÓCIO DA ESPIRITUALIDADE: COACHING ESPIRITUAL, EMPREENDEDORISMO E CULTURA DA INSPIRAÇÃO NAS NARRATIVAS DO PODCAST BRUNETCAST
Autores
  • VANDER CASAQUI
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Comunicação, consumo e religião
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/492361-a-espiritualidade-dos-negocios-o-negocio-da-espiritualidade--coaching-espiritual-empreendedorismo-e-cultura-da-
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
narrativas; empreendedorismo; capitalismo como religião; cultura da inspiração; podcasting
Resumo
Tiago Brunet é um dos mais bem-sucedidos expoentes do cenário de produções narrativas que representa a cultura empreendedora brasileira contemporânea. Graduado em teologia e mestre em coaching, pastor, mentor, educador, empresário, é também o responsável pelo BrunetCast, um dos podcasts que constantemente figuram entre os mais ouvidos no país. Inaugurado com sua primeira postagem em setembro de 2020 nos principais agregadores de podcast, o BrunetCast atualmente conta com 144 episódios (verificado em 3/5/22). O universo temático desse produto cultural espelha tópicos presentes no currículo de Tiago Brunet: espiritualidade, negócios, família, comportamento, relações sociais, motivação, entre outros, são unidos por meio de uma hibridização de concepções racionalizantes e religiosas aplicadas à vida de seus ouvintes, condensadas em narrativas que prescrevem diretrizes, conselhos, ensinamentos para a gestão eficaz de si. Ao produzir essas narrativas, Brunet produz a própria trajetória de vida como prova do sucesso espiritual / material que promete a quem se “inspirar” nas lições de seu podcast. Nosso estudo tem como tema as narrativas que publicizam o empreendedorismo, tido como fenômeno comunicacional articulado aos preceitos e à ideologia da sociedade neoliberal (DARDOT, LAVAL, 2016), em intersecção com uma expressão de religiosidade aplicada ao capitalismo (BENJAMIN, 2013 [1921]; WEBER, 2004 [1905]; ASSMANN; HINKELAMMERT, 1989). Elegemos como objeto os podcasts do BrunetCast que tematizam a atividade empreendedora, com o objetivo de compreender como as narrativas sobre a atividade de negócios, intimamente relacionada com o sistema capitalista atual, se articula à visão religiosa, à espiritualidade propagada por Tiago Brunet, configurando-se como uma doutrina, uma teologia empreendedora (CASAQUI, 2019). Compreendemos que a produção cultural resultante da junção entre racionalidade e religiosidade presente nos conteúdos do BrunetCast se relaciona com a autoajuda, entendida como antropotécnica (MARÍN-DIAZ, 2012), ou seja, com a governamentalidade foucaultiana. Em outro aspecto, essa produção está intrinsecamente relacionada com o espírito do capitalismo contemporâneo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009), que concebe o empreendedor como o tipo ideal, como o modelo hegemônico de nosso tempo, que serve de “inspiração” (CASAQUI, 2020) para qualquer pessoa, em qualquer atividade de seu cotidiano, sem se restringir à sua face econômica, de prática mercadológica. E, por fim, o BrunetCast, em nossa leitura crítica, está a serviço da produção do sujeito neoliberal, nos termos discutidos por Dardot e Laval (2016). As análises são baseadas na perspectiva teórico-metodológica do discurso social (ANGENOT, 2010); e no estudo do ethos discursivo (AMOSSY, 2011), que permite identificar a produção das imagens de si do narrador do podcast, no processo de comunicação com sua audiência. No que se refere às conclusões, destacamos as estratégias narrativas que englobam a mobilização de afetos (entre a emotividade e o apelo à fé); uma pedagogia para o sucesso (que envolve conquistas materiais, noções tangíveis de felicidade e provas da graça divina); e as prescrições, o receituário para que os sujeitos se (auto)transformem para se adequarem aos modelos, ao comportamento, às competências publicizadas por Tiago Brunet e seu BrunetCast. Esses elementos estão baseados em uma moral conservadora sustentada por uma idolatria do mercado (ASSMANN; HINKELAMMERT, 1989).
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASAQUI, VANDER. A ESPIRITUALIDADE DOS NEGÓCIOS, O NEGÓCIO DA ESPIRITUALIDADE: COACHING ESPIRITUAL, EMPREENDEDORISMO E CULTURA DA INSPIRAÇÃO NAS NARRATIVAS DO PODCAST BRUNETCAST.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/492361-A-ESPIRITUALIDADE-DOS-NEGOCIOS-O-NEGOCIO-DA-ESPIRITUALIDADE--COACHING-ESPIRITUAL-EMPREENDEDORISMO-E-CULTURA-DA-. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes