PROCESSOS COMUNICACIONAIS DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL NO INSTAGRAM DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
PROCESSOS COMUNICACIONAIS DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL NO INSTAGRAM DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Autores
  • Jenifer Neves Costa
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/491455-processos-comunicacionais-de-instituicoes-religiosas--a-producao-de-conteudo-digital-no-instagram-da-igreja-adven
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
Instagram; conteúdo digital; Igreja Adventista; análise de conteúdo;
Resumo
O fenômeno da popularização da rede social despertou o interesse de organizações e instituições públicas e privadas em migrar suas estratégias de comunicação de mídias tradicionais para a plataforma. Não foi diferente com instituições religiosas, incluindo a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Um dos principais perfis regionais do país é o @adventistassp, cujo objetivo é manter uma comunicação direta e institucionalizada com seus públicos de interesse em todo estado de São Paulo, embora atinja pessoas de outras regiões e países. Neste contexto, nasceu o questionamento acerca dos processos comunicacionais empregados pela equipe de comunicação da instituição na produção de conteúdo para a rede social, isto é: quais são os principais conteúdos produzidos e publicados no feed do Instagram no período de janeiro a maio de 2022? Para tanto, estabeleceu-se o objetivo de analisar e sistematizar os produtos em duas categorias básicas: conteúdos direcionados para o público interno e conteúdos direcionados para o público externo da IASD. Há que se levar em consideração que comumente o público interno se interessa pelos produtos dedicados ao público externo, mas não o contrário. A principal metodologia aplicada para dar conta da problemática acima é a análise de conteúdo, seguindo os procedimentos de Laurence Bardin, e a análise bibliográfica com base nos autores Margarida M. Krohling Kunsch e Alex Primo. Para concluir a análise, subdividiu-se os conteúdos encontrados em outras duas categorias: feitos intencionalmente para a plataforma e feitos para outras plataformas, mas aproveitados no Instagram. Os produtos feitos para o Instagram são: #1minutoprasempre; artes de divulgação de eventos e programas on-line e presenciais; artes educativas sobre saúde; propagandas de clipes e músicas; artes com mensagens espirituais; imagens de pessoas com aplicações espirituais e denominacionais; artes de campanhas internas; lives sobre temas contemporâneos; vídeos institucionais. Já os produtos feitos para outras plataformas e divulgados na rede social são: clipes musicais; mensagens religiosas em geral. Dos produtos analisados, percebeu-se que as imagens de pessoas com aplicações espirituais e denominacionais, artes das campanhas internas, vídeos institucionais e mensagens religiosas em geral não são direcionadas para o público externo. A análise levou em consideração a linguagem e o uso de termos internos, além do conteúdo dos produtos ser voltado aos fiéis e não aos leigos, conforme direcionamento bibliográfico. A consideração final desta análise resume a estratégia da instituição como equilibrada, no sentido de privilegiar os dois principais públicos de interesse em suas produções, mas ainda carente de produtivos informativos e educativos para ambos os públicos.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Jenifer Neves. PROCESSOS COMUNICACIONAIS DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL NO INSTAGRAM DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/491455-PROCESSOS-COMUNICACIONAIS-DE-INSTITUICOES-RELIGIOSAS--A-PRODUCAO-DE-CONTEUDO-DIGITAL-NO-INSTAGRAM-DA-IGREJA-ADVEN. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes