ASSISTENTES DIGITAIS COMO INSTRUTORES DE VALORES RELIGIOSOS: O BOT “ESPERANÇA” DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EM FOCO

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
ASSISTENTES DIGITAIS COMO INSTRUTORES DE VALORES RELIGIOSOS: O BOT “ESPERANÇA” DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EM FOCO
Autores
  • Geyvison Ludugerio
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/487346-assistentes-digitais-como-instrutores-de-valores-religiosos--o-bot-esperanca-da-igreja-adventista-do-setimo-dia
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
Mídias Digitais. Mascotes de Marca. Aplicativos de Mensagem.
Resumo
Desde os primeiros achados históricos das civilizações, até os dias atuais, as igrejas são responsáveis por utilizar de métodos inovadores para transmitir melhor a sua mensagem. As mídias e a tecnologia já são formas comuns na troca de informações sobre o sentido da vida apregoado pela religião. Mas estas inovações tecnológicas, como por exemplo, assistentes virtuais e bots de atendimento, cumprem bem o papel de ensinar doutrinas de uma religião para uma pessoa interessada no assunto? Com base em autores sobre o meio digital como Castells, Jenkins e Lévy, podemos entender o novo modo de confiança criado pela internet, e autores como Perez, Turchi e Rodrigues, podemos entender o papel das mascotes, ou assistentes virtuais neste processo de novas relações com seres criados por novas inteligências artificiais. Este estudo veio ao encontro de explorar novos métodos de interação entre o homem e a marca em um ambiente digital, através de interfaces tecnológicas automatizadas. Com o surgimento de novos aplicativos de mensagem e novos métodos de conversão digital para o consumo de produtos e serviços, o uso de respostas automatizadas enviadas por mensagens, ou o termo mais conhecido, bots, que é o diminutivo para robots, fez um novo modelo de atendimento ao consumidor, que em qualquer horário ou local tornou o consumo viável, aumentando assim a produtividade das vendas ou uma simples solução de um problema. Neste levantamento, é apresentado um caso da Igreja Adventista do Sétimo Dia, denominação religiosa protestante, com sede em Silver Spring, Maryland, Estado Unidos. Vamos tratar como a instituição vem utilizando de uma assistente virtual automatizada, denominada de “Esperança”, e como esta ferramenta de envio de mensagens pelas principais plataformas é utilizada para ensinar doutrinas bíblicas cristãs para interessados em aprender estes conceitos de uma maneira mais prática e não-presencial. Estas funções técnicas alinhadas com uma composição estratégica comunicacional dão vida para as assistentes virtuais e colocam à prova a hipermídia e sua interatividade com o consumidor. Junto com alternativas de atendimento, a Igreja Adventista e o “bot” Esperança, alcançaram mais de 158 mil atendimento só em 2020, mantém a média de 25 mil estudantes ativos em 95 países diferentes, pois publicam conteúdo em português, inglês e espanhol. O “bot” Esperança, ainda se encontra em constante crescimento. De uma função básica de responder de forma humanizas para um futuro com o uso de ferramentas de inteligência artificial e machine learning. A vontade de conversar das pessoas, mesmo com seres inexistentes, abriram um ala de novas oportunidades que acompanhadas de tecnologia e conteúdo tornam a mensagem efetiva e relevante para o público.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUDUGERIO, Geyvison. ASSISTENTES DIGITAIS COMO INSTRUTORES DE VALORES RELIGIOSOS: O BOT “ESPERANÇA” DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EM FOCO.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/487346-ASSISTENTES-DIGITAIS-COMO-INSTRUTORES-DE-VALORES-RELIGIOSOS--O-BOT-ESPERANCA-DA-IGREJA-ADVENTISTA-DO-SETIMO-DIA. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes