INSIGHTS SOBRE A EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA NA FAMÍLIA CTENOLUCIIDAE (CHARACIFORMES)

Publicado em 13/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-425-4

Título do Trabalho
INSIGHTS SOBRE A EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA NA FAMÍLIA CTENOLUCIIDAE (CHARACIFORMES)
Autores
  • José Francisco de Sousa e Souza
  • MARCELO DE BELLO CIOFFI
  • Eliana Feldberg
Modalidade
Resumo
Área temática
Citogenética Animal
Data de Publicação
13/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/rbcc2019/158972-insights-sobre-a-evolucao-cromossomica-na-familia-ctenoluciidae-(characiformes)
ISBN
978-85-5722-425-4
Palavras-Chave
Sequências repetitivas, Ctenolucius hujeta, FISH, sintenia
Resumo
A família Ctenoluciidae é constituída por dois gêneros: Ctenolucius e Boulengerella. É uma família relativamente pequena entre os Characiformes, compreendendo apenas sete espécies, conhecidas popularmente como bicudas devido sua mandíbula e focinho alongados. Aqui apresentamos a caracterização citogenética da espécie: Ctenolucius hujeta, a qual foi analisada pelos métodos de coloração convencional, banda C, Ag-RON e FISH, com sondas de DNAr 18S e 5S. O número diploide modal foi 36 cromossomos (12m+20sm+4a). Apresentou um padrão de regiões organizadoras do nucléolo (RON) múltiplo, sendo que as marcações foram evidenciadas na região pericentromérica do braço curto do par 1, na região terminal do braço longo do par 9 e ocupando todo braço curto de um dos homólogos do par 12. Estas marcações foram confirmadas pelo mapeamento do gene ribossomal 18S, e foram positivas para banda C. A double-FISH com sondas de DNAr 18S e 5S evidenciou sintenia entre estes sítios no par 9. Os achados citogenéticos do presente trabalho revela insights sobre os eventos evolutivos que podem ter ocorrido nessa família. O número diploide é conservado entre as espécies, mas com diferenças entre seus cariótipos. C. hujeta apresenta RONs múltiplas e sintenia entre os genes ribossomais 5S e 18S, enquanto as espécies de Boulengerella apresentam RONs simples sem sintenia, e o gene 5S localizado em dois pares cromossômicos. Para alguns autores, sintenia entre essas regiões poderia levar a erros durante a transcrição ou durante o pareamento dos homólogos, levando ao acúmulo de sequências de DNAs satélite e de elementos transponíveis, que levariam à multiplicidade do 18S em C. hujeta e do 5S nas espécies de Boulengerella.
Título do Evento
VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica
Cidade do Evento
Goiânia
Título dos Anais do Evento
Anais da VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, José Francisco de Sousa e; CIOFFI, MARCELO DE BELLO; FELDBERG, Eliana. INSIGHTS SOBRE A EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA NA FAMÍLIA CTENOLUCIIDAE (CHARACIFORMES).. In: Anais da VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica. Anais...Goiânia(GO) Hotel Mercure, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/rbcc2019/158972-INSIGHTS-SOBRE-A-EVOLUCAO-CROMOSSOMICA-NA-FAMILIA-CTENOLUCIIDAE-(CHARACIFORMES). Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes