PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-7-2

Título do Trabalho
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Giselle Carolina Lopes Mariotto
  • Elize Keller Franco
  • Ana Maria de Moura Schäffer
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e ensino
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/praticasinterativasmestradoprofissionaleducacaounasp/238731-promocao-e-prevencao-ao-bullying-no-ensino-fundamental-ii-e-ensino-medio--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-990055-7-2
Palavras-Chave
Bullying Escolar; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Direitos humanos
Resumo
Algumas pessoas quando ouvem falar debullying pensam que é algo novo e que acontece apenas no ambiente escolar, mas conforme pesquisas , o fenômeno é pesquisado desde 1970 pelo sueco Dan Olweus. Uma das definições mais constantes é a de que o bullying se caracteriza como qualquer tipo de agressão intencional e repetida e que é provocada por alguém de maior poder ou força, levando a vítima à profunda dor física ou emocional. As agressões repetitivas e intencionais, conforme apontam as pesquisas, podem ser na forma física, sexual, verbal e emocional, cujas consequências na vida da vítima podem levar muito tempo para serem superadas. Este texto é fruto de um projeto experimental que visou justamente discutir e problematizar o tema, considerando-se a sua proliferação cada vez mais visível no contexto escolar. As reflexões sobre o bullying escolar, a partir de seu conceito, buscou diferenciar vítimas e agressões e ainda abordar os problemas ocasionados por sua prática. Os objetivos do projeto foram conscientizar os alunos sobre os danos provocados às vítimas do bullying, as consequências para vítimas e agressores e estimular as vítimas a procurarem ajuda. Entre as ações realizadas ocorreram palestras, meditações explicativas e a aplicação de um questionário com 13 perguntas fechadas que caracterizava o grupo e investigava possíveis vítimas ou agressores. A intenção do questionário foi a identificação do problema para a busca de soluções, de maneira que a incidência da prática do bullying pudesse diminuir no ambiente de aplicação do projeto. Os resultados indicaram que na maioria dos casos, a agressão por bullying acontece dentro da sala de aula, onde o professor deveria estar atento ou sua presença inibir a agressão; além disso, evidenciou-se que os que sofrem agressão nem sempre buscam ajuda, tampouco conseguem identificar os motivos que levaram o bullying a acontecer.
Título do Evento
II Simpósio de Práticas Interativas do Mestrado Profissional em Educação
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARIOTTO, Giselle Carolina Lopes; FRANCO, Elize Keller; SCHÄFFER, Ana Maria de Moura. PROMOÇÃO E PREVENÇÃO AO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/PraticasInterativasMestradoProfissionalEducacaoUNASP/238731-PROMOCAO-E-PREVENCAO-AO-BULLYING-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-II-E-ENSINO-MEDIO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

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