CASOS DE ENSINO NAS AULAS DE DIREITO PROCESSUAL CÍVIL

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-7-2

Título do Trabalho
CASOS DE ENSINO NAS AULAS DE DIREITO PROCESSUAL CÍVIL
Autores
  • Meira Lúcia Ramos
  • Elize Keller Franco
  • Ana Maria de Moura Schäffer
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e ensino
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/praticasinterativasmestradoprofissionaleducacaounasp/238724-casos-de-ensino-nas-aulas-de-direito-processual-civil
ISBN
978-65-990055-7-2
Palavras-Chave
Metodologias Ativas; Casos de Ensino; Ensino Jurídico
Resumo
Os métodos tradicionais de ensino, aqueles que abrangem principalmente aulas expositivas, vêm se mostrando ineficazes para o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho, na modalidade de um relato de experiência, tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para o Curso de Direito a partir da utilização de metodologias ativas. A experiência consistiu na aplicação de um caso de ensino nas aulas de Direito Processual Civil em Curso de Direito de uma Faculdade particular do interior de São Paulo. A Elaboração do caso de Ensino se deu a partir da literatura especializada que trata dessa metodologia. Serviu de base um dos processos selecionado pelo professor da disciplina vivenciado enquanto profissional do Direito. Teve-se o cuidado de selecionar um caso concreto e contextualizado que consistiu em uma reclamação trabalhista proposta por uma servidora pública municipal, objetivando a condenação deste ente político a pagar adicional de insalubridade em favor dela, que tinha como uma das atribuições de seu cargo público limpar os banheiros de uma escola pública municipal. A aplicação do Caso de Ensino, já no início do estudo jurídico, favoreceu que os estudantes tivessem contato com as práticas processuais que compõem um processo, como por exemplo, ação, defesa, laudo pericial, audiência, sentença, recurso da parte sucumbente, bem como começassem a desenvolver algumas habilidades e competências, exigidas de um profissional da carreira jurídica, qual seja, identificar institutos de Direito Processual Civil em um caso prático de processo judicial. Questionados os alunos, a respeito dessa experiência, houve concordância que a metodologia contribuiu para a aprendizagem dos conceitos do componente curricular do Direito Processual Civil. Palavras-chave: Metodologias Ativas; Casos de Ensino; Ensino Jurídico.
Título do Evento
II Simpósio de Práticas Interativas do Mestrado Profissional em Educação
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Meira Lúcia; FRANCO, Elize Keller; SCHÄFFER, Ana Maria de Moura. CASOS DE ENSINO NAS AULAS DE DIREITO PROCESSUAL CÍVIL.. In: Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/PraticasInterativasMestradoProfissionalEducacaoUNASP/238724-CASOS-DE-ENSINO-NAS-AULAS-DE-DIREITO-PROCESSUAL-CIVIL. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes