FUNÇÕES EXPONENCIAIS APLICADAS AOS CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS USANDO A TECNOLOGIA

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-7-2

DOI
10.29327/115897.2-1  
Título do Trabalho
FUNÇÕES EXPONENCIAIS APLICADAS AOS CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS USANDO A TECNOLOGIA
Autores
  • Maria Aparecida dos Santos
  • Ana Maria de Moura Schäffer
  • Elize Keller Franco
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e ensino
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/praticasinterativasmestradoprofissionaleducacaounasp/238620-funcoes-exponenciais-aplicadas-aos-cursos-de-gestao-e-negocios-usando-a-tecnologia
ISBN
978-65-990055-7-2
Palavras-Chave
Regras; Reconstrução; Metalinguagem Matemática; Tecnologia; Situações Reais.
Resumo
Neste relato, apresentamos uma proposta para alunos do primeiro semestre da graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden da cidade de Campinas, usando recursos do Sistema Integrees, desenvolvido pela Adtalem Brasil, para a utilização da Apostila da Oficina de Nivelamento e Aperfeiçoamento de Matemática, elaborada por professores de Matemática dessa instituição e também a Calculadora HP 12C, a fim de reconstruir os conceitos de potência, equação exponencial e logaritmo para aplicar em funções exponenciais. Através dessa reconstrução, analisaremos o comportamento de alguns fenômenos, tanto no cotidiano quanto em outras áreas de conhecimento, engajando ativamente os estudantes em seus processos de aprendizagem e contribuindo para a formação de profissionais mais criativos, usando a tecnologia como fator motivador e a metalinguagem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, sem deixar o rigor e formalismo matemático em segundo plano, pois entendemos que os conceitos de matemática básica ensinados no ensino fundamental e médio são, muitas vezes, construídos de forma abstrata dentro de um contexto restrito, considerando a maturidade dos alunos. Com isso, acabam se tornando apenas regras, sem sentido ou lógica, que precisam ser decoradas para serem aplicadas na resolução de problemas. Por outro lado, no ensino superior é exigido do aluno um conhecimento mais profundo e abstrato de conceitos básicos de Matemática para um bom desempenho e engajamento. Além do estudo acerca da problemática do baixo rendimento dos alunos no assunto função, nos cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis, reconhecemos a necessidade de implantar novas metodologias de ensino, pois constata-se que tais alunos fazem parte de uma geração que possui altas habilidades tecnológicas e está sempre disposta a aprender e colocar em prática o que aprende.
Título do Evento
II Simpósio de Práticas Interativas do Mestrado Profissional em Educação
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, Maria Aparecida dos; SCHÄFFER, Ana Maria de Moura; FRANCO, Elize Keller. FUNÇÕES EXPONENCIAIS APLICADAS AOS CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS USANDO A TECNOLOGIA.. In: Anais do II Simpósio de Práticas Interativas: "Linguagem líquida: inteligência artificial, ambiguidade e (im) potência”. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/PraticasInterativasMestradoProfissionalEducacaoUNASP/238620-FUNCOES-EXPONENCIAIS-APLICADAS-AOS-CURSOS-DE-GESTAO-E-NEGOCIOS-USANDO-A-TECNOLOGIA. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes