A GESTÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NO USO DA APRENDIZAGEM UBÍQUA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Publicado em 03/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-102-3

Título do Trabalho
A GESTÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NO USO DA APRENDIZAGEM UBÍQUA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Autores
  • Wagner Ribeiro de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Linha 02 – Difusão do Conhecimento – Informação, Comunicação e Gestão
Data de Publicação
03/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/295012-a-gestao-do-tempo-e-do-espaco-no-uso-da-aprendizagem-ubiqua-em-tempos-de-isolamento-social
ISBN
978-65-5941-102-3
Palavras-Chave
Gestão, Ubiquidade, Tempo, Espaço, Aprendizagem
Resumo
O ensino e a aprendizagem nas situações criadas pelas novas tecnologias e em tempo de pandemia global exigem flexibilidade, espaço e tempo, pessoal e em grupos, menos conteúdos fixos e processos abertos de pesquisa e comunicação. A educação ubíqua concentra-se em como aproveitar a enorme quantidade de informações disponíveis para todos e a possibilidade de tê-la a qualquer hora, em qualquer lugar (através de dispositivos de comunicação móvel e aplicativos). As ferramentas virtuais permitem que praticamente qualquer pessoa produza e dissemine informações, para que a aprendizagem possa ocorrer. Em tempo de isolamento social essas ferramentas se tornaram essenciais para que o conhecimento, seja ele institucionalizado ou informal, possa atingir as mais variadas camadas sociais. Então, como medir e gerenciar atividades de construção de conhecimento, em ambientes de difusão de conhecimento através da ubiquidade, para que o professor possa estabelecer parâmetros quantitativos e qualitativos que dimensionam o planejamento dessas atividades, levando em conta o tempo e espaço que será usado. Pretendemos neste estudo analisar e determinar os requisitos de ferramentas digitais ubíquas que podem ser usadas de forma concomitante com estruturas formais de aprendizagem, analisando a gestão do tempo e espaço no planejamento de atividades não-presenciais, bem como, analisar as ferramentas digitais ubíquas existentes e mostrar como elas podem ser estendidas para ambientes formais de aprendizagem. Acreditamos que os processos atuais de difusão do conhecimento em seu núcleo podem ser caracterizados em uma mudança para um novo paradigma de aprendizagem colaborativa e com uma estrutura em que o processo educacional possa ser acompanhado pelos agentes responsáveis na formação de estudantes. Do ponto de vista prático, estamos vivenciando, por conta do isolamento social, uma rápida inovação educacional em que professores e alunos têm a necessidade de se adaptar à novas habilidades no uso da tecnologia para o ensino superior, sem limitação do espaço e do tempo. Desta forma, essas provocações despertam a necessidade de estabelecer um diálogo entre o uso de tecnologias emergentes para construção de conhecimento e propor metodologias de gestão, aos parâmetros do professor, para melhor mediar o acesso a ambientes informais de aprendizagem. A metodologia para análise do corpus será de cunho qualitativo através da proposição e análise de atividades com professores e alunos de turmas da Licenciatura em Computação e em Matemática do Instituto Federal de Educação da Bahia – Campus Valença. Após as análises do corpus do presente estudo será feita proposição de modelos para gestão de processos de aprendizagem ubíqua com professores de ensino superior. Esta investigação não tenta propor que o tempo e o espaço devam ser avaliados. A forma como se dará a busca do conhecimento por meio de ferramentas de tecnologias de informação ubíqua refletirá a nova tendência na transmissão do conhecimento, considerando o contexto atual de atividades educacionais não-presenciais. REFERÊNCIAS BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica dos problemas universitários: perspectivas e desafios. Revista de Educação PUCRS: Porto Alegre. Ano XXI, nº 35, agosto, 1998. MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
Título do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento
Título dos Anais do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Wagner Ribeiro de. A GESTÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NO USO DA APRENDIZAGEM UBÍQUA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.. In: Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS. Anais...Salvador(BA) PPGDC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/295012-A-GESTAO-DO-TEMPO-E-DO-ESPACO-NO-USO-DA-APRENDIZAGEM-UBIQUA-EM-TEMPOS-DE-ISOLAMENTO-SOCIAL. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes