GÊNEROS DIGITAIS – TEXTOS QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO LEITOR

Publicado em 03/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-102-3

Título do Trabalho
GÊNEROS DIGITAIS – TEXTOS QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO LEITOR
Autores
  • FERNANDA DE SOUZA LEAL
Modalidade
Resumo
Área temática
Linha 01 – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação
Data de Publicação
03/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/294742-generos-digitais--textos-que-promovem-a-formacao-do-leitor
ISBN
978-65-5941-102-3
Palavras-Chave
gêneros digitais, multiletramentos; letramento digital; leitores;
Resumo
O projeto “Repertório Cultural Semanal” surge no contexto do isolamento social, com o propósito de continuar levando para a sala de aula, agora de maneira virtual, repertórios socioculturais com debates temáticos a fim de ampliar a argumentação dos alunos para fundamentar a leitura e a escrita. O projeto acontece semanalmente com participação de alunos e convidados que problematizam a temática, trazendo informações, conceitos, teorias, argumentos que ampliam o repertório. A atividade acontece de maneira virtual, transmitida a todos por meio de um canal no Youtube: Professora Fernanda Leal. O encontro é intitulado de Programa “No ar com Fernanda Leal” e é exibido todas as quintas-feiras, às 20:00 horas pelo canal de transmissão. Nele, contamos com a participação de alunos da rede pública de ensino, que trazem suas dúvidas e conhecimentos sobre a temática discutida, depois da problematização do tema, são convidados especialista e pessoas da comunidade que tenham repertório sobre o tema para que promovam debates e elucidem possíveis dúvidas dos alunos. Em meio a essas construções de conhecimentos, outros repertórios também são inseridos através de outros gêneros como memes, músicas, poesias, podcast. Como afirma Rojo (2012), “Na nossa sala de aula brasileira, a constatação da mistura de raças e cores não é tão nova, embora passe o tempo todo quase totalmente despercebido ou propositalmente ignorada. (ROJO 2012 p. 15). A sala de aula além de ser um espaço de cultura, etnias, cores e vidas diferentes é também marcada por uma multiplicidade de pensamentos e isso tem exigido ações e planejamentos diferentes para atender ao momento atual, em que a internet tem sido um dos únicos meios para a comunicação. A sala de aula virtual exige essa multiplicidade. O referencial teórico está baseado em Jouve (2002) para fundamentar os estudos sobre leitura e a diversas formas que o leitor ler o mundo. Bakhtin (2003) para identificar os gêneros que transitam nesse espaço digital. Brian Street (2012, 2014), Rojo (2012) para entender os letramentos e multiletramentos que contribuem para a construção desses repertórios. A educação atual tem em seu contexto essa realidade que não pode ser desconsiderada, devendo ser aliada ao processo de ensino e aprendizagem, essa diversidade de informações e essa facilidade de acesso exigem do aluno boa estratégia de compreensão. Além desses autores, pautamo-nos em Coscarelli e Kersch que afirmam que “o leitor precisa conhecer os mecanismos de navegação pelos ambientes e ter estratégias para fazer uma busca satisfatória das informações que procura” (COSCARELLI; KERSCH, 2016, p. 7). Por isso, o programa No Ar com Fernanda Leal, como é conhecido pelos alunos, busca fundir todas as informações desse espaço múltiplo que é a internet para garantir a formação leitora.
Título do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento
Título dos Anais do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEAL, FERNANDA DE SOUZA. GÊNEROS DIGITAIS – TEXTOS QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO LEITOR.. In: Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS. Anais...Salvador(BA) PPGDC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/294742-GENEROS-DIGITAIS--TEXTOS-QUE-PROMOVEM-A-FORMACAO-DO-LEITOR. Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes