GRAFISMO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA AOS DISCENTES DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Publicado em 03/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-102-3

Título do Trabalho
GRAFISMO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA AOS DISCENTES DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Autores
  • Luciana Maciel Boeira
  • Roberto Leon Ponczek
Modalidade
Resumo
Área temática
Linha 01 – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação
Data de Publicação
03/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/286161-grafismo--uma-estrategia-de-ensino-e-aprendizagem-aplicada-aos-discentes-das-ciencias-exatas-e-tecnologicas-da-un
ISBN
978-65-5941-102-3
Palavras-Chave
IMAGINAÇÃO, PENSAMENTO, GRAFISMO, ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS EXATAS
Resumo
Este estudo trata da teorização, sistematização da execução, aplicação e verificação do grafismo enquanto uma estratégia de ensino e aprendizagem. Através da perspectiva que o exercício da imaginação é fundamental para a construção do conhecimento, observou-se a constante apresentação de dificuldades de imaginação e de compreensão dos conteúdos curriculares apresentados em sala de aula por estudantes de Ciências Exatas e Tecnológicas. A fim de propor uma forma de estímulo às produções imaginativas dos estudantes durante a aquisição do conhecimento, lançou-se a técnica de estudos grafismo. Após a submissão aos conceitos da Teoria e Metodologia Dialética do Conhecimento e sistematização da sua execução, implementou-se esta técnica enquanto uma estratégia de ensino e aprendizagem com o objetivo de ilustrar, organizar, direcionar e estimular a imaginação dos estudantes durante o processo de conhecimento. Foi uma investigação de base teórica e empírica, de abordagem qualitativa, que usou os procedimentos da Pesquisa-Ação Colaborativa. Abordou os aspectos e efeitos do grafismo enquanto uma estratégia de ensino e aprendizagem através da participação do docente e dos discentes da componente curricular Mecânica dos Sólidos II do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, durante o semestre letivo 2019.2. Após a verificação e análise dos dados coletados através de dois ciclos de ação da pesquisa, constatou-se que a execução do grafismo pelos estudantes durante o processo de aquisição do conhecimento e resolução de problemas: auxilia e promove a superação da escuridão cognitiva através da ilustração, visualização e organização gráfica dos elementos do objeto do conhecimento; direciona o movimento do pensamento; auxilia na ascensão do conhecimento e estimula o exercício da imaginação. Extrapolando os aspectos empíricos, a estratégia de ensino e aprendizagem grafismo apresentou e validou entendimentos tais como: levar o estudante à percepção do saber é uma forma de estímulo a busca por saber mais e, desta maneira, uma forma de estimular o desenvolvimento de sua autonomia intelectual.
Título do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento
Título dos Anais do Evento
Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOEIRA, Luciana Maciel; PONCZEK, Roberto Leon. GRAFISMO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA AOS DISCENTES DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.. In: Congresso de Difusão do Conhecimento - ANAIS. Anais...Salvador(BA) PPGDC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ppgdc2020/286161-GRAFISMO--UMA-ESTRATEGIA-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-APLICADA-AOS-DISCENTES-DAS-CIENCIAS-EXATAS-E-TECNOLOGICAS-DA-UN. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes