AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO
Autores
  • Deonilde Balduino
  • Sergio Ricardo Mendes dos Santos
  • Jean Carlos Parmigiani De Marco
  • Eli Cleide Balbinot
  • Diana Busato Rissi
  • Mateus Antonio Guerini
  • Juliana Galves
  • JUCILENE SANDRIN FRAGOSO
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/24383-AVALIACAO-DO-INDICE-DE-MASSA-CORPORAL-(IMC)-DOS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-APARICIO-JULIO-FARRAPO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Obesidade, Sobrepeso, IMC, Alimentação, Saúde
Resumo
A obesidade pode ser conceituada, de maneira simplificada, como uma condição de acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo levando a um comprometimento da saúde. O grau de excesso de gordura, sua distribuição e associação com consequências para a saúde, variam consideravelmente, entre os indivíduos obesos. É importante identificá-la, uma vez que os portadores dessa condição apresentam risco aumentado de morbidade e mortalidade. Na atualidade, a obesidade se coloca de maneira prioritária para intervenção, em nível individual e na comunidade, como um problema de saúde pública. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar o índice de massa corporal (IMC) de alunos de 7 a 17 anos da Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo, localizada no município de Xanxerê. Está pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza quantitativa. Participaram do estudo 66 meninas e 81 meninos, totalizando 147 alunos regularmente matriculados. Para a coleta de dados foi utilizado balança digital e fita antropométrica para o calculo do IMC. Utilizou-se o parâmetro de Conde e Monteiro (2006) para apontar o estado em que o aluno encontrava-se (Baixo Peso, Normal, Sobrepeso ou Obesidade). A coleta foi realizada nas aulas de Educação Física pelos bolsistas do Pibid. Para análise dos dados foi utilizado à estatística descritiva (frequência relativa) para verificar a distribuição de alunos pela classificação de estado nutricional. O programa estatístico utilizado foi SPSS 22.0. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos (49%) possui um IMC ideal e somente 5% dos alunos apresentaram um baixo peso. Porém, é necessário salientar que 33% dos alunos possuem sobrepeso e 13% apresentam obesidade. Com estes resultados, é possível apresentar que 51% das crianças avaliadas encontram-se fora do peso ideal. A maior prevalência de sobrepeso foi observada no 4º ano (56%), já a obesidade teve sua maior frequência no 9º ano (29%). Conclui-se que o sobrepeso e a obesidade das crianças e adolescentes está cada vez maior, relacionados ao sedentarismo. Para estudos futuros, é sugerido que se efetue uma coleta de dados com mais alunos, utilizando-se parâmetros que avaliam a massa corporal através das dobras cutâneas para uma melhor precisão dos resultados, além de ser preenchido um questionário sobre seu cotidiano em relação aos seus hábitos alimentares e em relação às suas práticas de atividades físicas em horário extraclasse.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BALDUINO, Deonilde et al.. AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/24383-AVALIACAO-DO-INDICE-DE-MASSA-CORPORAL-(IMC)-DOS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-APARICIO-JULIO-FARRAPO. Acesso em: 26/04/2024

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