AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO
Autores
  • Deonilde Balduino
  • Sergio Ricardo Mendes dos Santos
  • Jean Carlos Parmigiani De Marco
  • Eli Cleide Balbinot
  • Diana Busato Rissi
  • Mateus Antonio Guerini
  • Juliana Galves
  • JUCILENE SANDRIN FRAGOSO
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/24383-avaliacao-do-indice-de-massa-corporal-(imc)-dos-alunos-da-escola-de-educacao-basica-aparicio-julio-farrapo
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Obesidade, Sobrepeso, IMC, Alimentação, Saúde
Resumo
A obesidade pode ser conceituada, de maneira simplificada, como uma condição de acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo levando a um comprometimento da saúde. O grau de excesso de gordura, sua distribuição e associação com consequências para a saúde, variam consideravelmente, entre os indivíduos obesos. É importante identificá-la, uma vez que os portadores dessa condição apresentam risco aumentado de morbidade e mortalidade. Na atualidade, a obesidade se coloca de maneira prioritária para intervenção, em nível individual e na comunidade, como um problema de saúde pública. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar o índice de massa corporal (IMC) de alunos de 7 a 17 anos da Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo, localizada no município de Xanxerê. Está pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza quantitativa. Participaram do estudo 66 meninas e 81 meninos, totalizando 147 alunos regularmente matriculados. Para a coleta de dados foi utilizado balança digital e fita antropométrica para o calculo do IMC. Utilizou-se o parâmetro de Conde e Monteiro (2006) para apontar o estado em que o aluno encontrava-se (Baixo Peso, Normal, Sobrepeso ou Obesidade). A coleta foi realizada nas aulas de Educação Física pelos bolsistas do Pibid. Para análise dos dados foi utilizado à estatística descritiva (frequência relativa) para verificar a distribuição de alunos pela classificação de estado nutricional. O programa estatístico utilizado foi SPSS 22.0. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos (49%) possui um IMC ideal e somente 5% dos alunos apresentaram um baixo peso. Porém, é necessário salientar que 33% dos alunos possuem sobrepeso e 13% apresentam obesidade. Com estes resultados, é possível apresentar que 51% das crianças avaliadas encontram-se fora do peso ideal. A maior prevalência de sobrepeso foi observada no 4º ano (56%), já a obesidade teve sua maior frequência no 9º ano (29%). Conclui-se que o sobrepeso e a obesidade das crianças e adolescentes está cada vez maior, relacionados ao sedentarismo. Para estudos futuros, é sugerido que se efetue uma coleta de dados com mais alunos, utilizando-se parâmetros que avaliam a massa corporal através das dobras cutâneas para uma melhor precisão dos resultados, além de ser preenchido um questionário sobre seu cotidiano em relação aos seus hábitos alimentares e em relação às suas práticas de atividades físicas em horário extraclasse.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BALDUINO, Deonilde et al.. AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APARÍCIO JÚLIO FARRAPO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/24383-AVALIACAO-DO-INDICE-DE-MASSA-CORPORAL-(IMC)-DOS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-APARICIO-JULIO-FARRAPO. Acesso em: 06/06/2025

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