AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO COMPARTILHADA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-13
Título do Trabalho
AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO COMPARTILHADA
Autores
  • Taíse Neves Possani
  • MARISTELA RIGHI LANG
  • Vera Lucia Trennepohl
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/24027-AS-DIMENSOES-DA-FORMACAO-COMPARTILHADA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência. Formação. Dimensão. Ensino. Aprendizagem.
Resumo
A grande problemática norteadora desse estudo está centrada no conceito e entendimento do que seja a docência compartilhada. Termo esse bastante presente nas práticas e reflexões desencadeadas pelo Programa Institucional de Iniciação à docência – PIBID no contexto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. De fato, falar sobre docência é abrir as portas da complexidade, uma vez que envolve muitos sujeitos, diferentes entendimentos e a necessidade de estar sempre aberto às ideias, muitas já apresentadas, algumas ressignificadas e outras novas. Além disso, como muito bem apresenta Maldaner (2014, p. 16) ao “professar algo, dar testemunho de um saber”, o sujeito pratica ações e reflete sobre elas, isso tudo baseado nas diferentes vozes que constituem esse sujeito. Nesse sentido, pensar a realidade do PIBID na UNIJUÍ requer trazer o contexto em que os BID (bolsistas de iniciação à docência) estão inseridos, uma vez que vivenciam os estudos teóricos desencadeados pelos diferentes Componentes Curriculares e nas reuniões dos subprojetos, bem como a realidade das escolas parceiras do Programa, configurando, assim, muitas vozes essenciais no seu processo de formação docente. Nesse sentido, a fim de compreender a proposição do programa em relação ao ensinar e ao aprender, é preciso retomar e refletir sobre os caminhos da docência, onde ocorre, com quem ocorre, de que forma, quando ocorre? Mas junto à compreensão das dimensões da docência, é preciso problematizar os sentidos produzidos pela palavra compartilhada nesse contexto. Quem compartilha o quê? Em que espaços é possível compartilhar e que resultados o compartilhar da docência traz para a formação de futuros professores e para a qualificação efetiva da educação básica? Essas e outras questões têm sido constantemente pensadas no âmbito do PIBID UNIJUÍ. Logo, por meio desse trabalho, objetiva-se socializar alguns resultados do que tem sido discutido pelos coordenadores e bolsistas do PIBID UNIJUÍ em seminários e encontros de estudos. Para tanto, iniciaremos retomando a fala de estudiosos da área educacional acerca da docência, tais como Tardif, Paulo Freire, Mario Osório Marques, Maldaner, para que, à luz desses pensadores, possamos chegar ao que entendemos como as dimensões da formação compartilhada.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

POSSANI, Taíse Neves; LANG, MARISTELA RIGHI; TRENNEPOHL, Vera Lucia. AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO COMPARTILHADA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/24027-AS-DIMENSOES-DA-FORMACAO-COMPARTILHADA. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes