LEITURA E ESCRITA EM ESPANHOL ATRAVÉS DO GÊNERO PROPAGANDA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
LEITURA E ESCRITA EM ESPANHOL ATRAVÉS DO GÊNERO PROPAGANDA
Autores
  • Bárbara Batista
  • Daise Angélica do Prado
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23962-leitura-e-escrita-em-espanhol-atraves-do-genero-propaganda
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Espanhol como língua estrangeira. Sequência didática. Escrita. Leitura. PIBID.
Resumo
Considerando que o texto é produto da interação entre sujeitos envolvidos num dado processo sociocomunicativo, que caminhos a leitura e a escrita percorrem nas aulas de língua estrangeira? Como desenvolver no aluno a percepção dos discursos subjacentes nos diversos gêneros textuais, sejam orais ou escritos? Com essas inquietações, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Língua Espanhola, buscaram, fundamentadas nos estudos sobre gêneros textuais orais e escritos e por meio da sequência didática proposta Dolz e Schneuwly (2004), verificar a aprendizagem de leitura e escrita de três turmas de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Célia Moraes de Oliveira, em Londrina, Paraná, utilizando o gênero propaganda. Com o objetivo de promover a percepção da intencionalidade discursiva no gênero mencionado, a proposta, ao final, pretendeu, além da superação das dificuldades de leitura, a produção escrita do gênero. As bolsistas aplicaram a proposta com o tema poluição do ar por estar em consonância com a unidade didática que estava sendo estudada pelos grupos. A experiência permitiu constatar que, em relação à leitura, os alunos têm muita dificuldade para compreender o discurso alheio, bem como posiciona-se diante desses discursos. Nas atividades de escrita, observou-se além da desmotivação em escrever em outro idioma, que somente com o apoio da professora supervisora e das bolsistas seria possível a conclusão das atividades. Diante do exposto, a leitura e a escrita precisam abandonar o caráter pragmático nas aulas de língua estrangeira para que a superação das dificuldades ocorra, bem como, para que as habilidades linguísticas se desenvolvam. Por fim, a competência comunicativa requer dos interlocutores uma posição mais ativa, seja em situações de uso oral ou escrito da língua alvo, por isso mesmo, programas, como o PIBID, são de relevância inquestionável para a formação docente e discente, tornando a aprendizagem dentro e fora da escola uma realidade mais concreta.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BATISTA, Bárbara; PRADO, Daise Angélica do. LEITURA E ESCRITA EM ESPANHOL ATRAVÉS DO GÊNERO PROPAGANDA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23962-LEITURA-E-ESCRITA-EM-ESPANHOL-ATRAVES-DO-GENERO-PROPAGANDA. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

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