APRENDER A APRENDER E TRANSFORMAR: TECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
APRENDER A APRENDER E TRANSFORMAR: TECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
Autores
  • Katia Regina de Lima Ferraz Francioni
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23787-aprender-a-aprender-e-transformar--tecnologia-para-a-formacao-docente-e-discente
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
experiência; pesquisa; tecnologia.
Resumo
Um dos desafios do educador atualmente é o de desenvolver conhecimento em sintonia com a tecnologia. No exercício da docência, é necessário conquistar a atenção dos alunos e isso demanda compreender como eles aprendem e quais os interesses que possibilitam um envolvimento na direção da aprendizagem. Para conseguir resultados positivos, não basta dominar a tecnologia, mas sim desenvolver, junto à prática, um movimento de reflexão e atuação para a inserção das inovações que a realidade das tecnologias apresenta na atualidade. O projeto desenvolvido na Universidade do Contestado que corresponde ao (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID tem como temática: Repensando o uso da Tecnologia da informação e comunicação (Tics): Uma proposta interdisciplinar para o curso de Pedagogia. Este texto quer partilhar a experiência vivenciada pelas acadêmicas bolsistas na Escola de Educação Básica Embaixador Edmundo da Luz Pinto, com alunos matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental, que apresentam diagnóstico de dificuldade de leitura e escrita e distorção de idade e série. O projeto desenvolvido vivenciou a tecnologia e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem em ambiente escolar, com o objetivo de refletir a própria formação e a experiência de docência com uso da tecnologia. Para atuar com os alunos em contra turno desenvolveu-se um trabalho de pesquisa em meio eletrônico a partir de temas que despertavam o interesse dos alunos, o tema escolhido por eles foi “Dinossauros”. O trabalho proporcionou aos alunos do sexto ano experiência com textos eletrônicos, utilização do programa movie maker para construir um filme sobre a temática aplicada, elaboração do cartaz para divulgar o seu filme na escola, sempre articulando leituras, pesquisas e produção de texto. Fomos todos transformados pela Comunicação Oral prática desenvolvida, pois entendemos melhor uma prática voltada aos interesses da aprendizagem e do ensino. Durante o projeto constatamos que o aluno é capaz de construir seus conhecimentos tendo o docente como mediador também percebeu-se, o quanto estavam interessados diante das atividades diversificadas e principalmente as atividades relacionadas às tecnologias.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FRANCIONI, Katia Regina de Lima Ferraz. APRENDER A APRENDER E TRANSFORMAR: TECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23787-APRENDER-A-APRENDER-E-TRANSFORMAR--TECNOLOGIA-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE-E-DISCENTE. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes