EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA NA ESCOLA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA NA ESCOLA
Autores
  • Lucas Eduardo de Oliveira
  • Isabele Fogaça de Almeida
  • Isaias Holowate
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23652-EDUCACAO-PATRIMONIAL--ENSINO-DE-HISTORIA-E-CULTURA-NA-ESCOLA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Patrimonial, História Local, Identidade
Resumo
O projeto “Visitando a História” teve por objetivo despertar nos estudantes o gosto pelo conhecimento histórico e sensibilizá-los para o reconhecimento e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e da constituição de uma identidade cultural. O desenvolvimento do trabalho teve como ideia principal à importância do ensino sobre a história local/regional, numa perspectiva de educação patrimonial, como forma de proporcionar aos adolescentes o reconhecimento de elementos referenciais na constituição de uma identidade cultural. O projeto foi realizado através de uma exposição dialogada sobre um breve histórico da cidade, permitindo aos alunos uma aproximação a bens culturais que compõem o patrimônio regional. A metodologia constou de uma exposição dialogada sobre um breve histórico da cidade, para contextualização das exposições do acervo museológico sobre a história local e a visitação monitorada às principais como: Tropeirismo, Imigrantes nos Campos Gerais, Presença Indígena na região. No que diz respeito à formação docente, ressalta-se aspectos importantes como a oportunidade de juntos, professor supervisor e acadêmicos planejar, executar e avaliar uma atividade alternativa à sala de aula, com uma metodologia diferenciada, na qual o aluno coloca-se como sujeito no processo de reconhecimento e construção de seu conhecimento histórico, a partir da observação e reflexão sobre a história de sua cidade e a necessidade de preservação dessa história por meio do patrimônio cultural local.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Lucas Eduardo de; ALMEIDA, Isabele Fogaça de; HOLOWATE, Isaias. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA NA ESCOLA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23652-EDUCACAO-PATRIMONIAL--ENSINO-DE-HISTORIA-E-CULTURA-NA-ESCOLA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes