EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E AS PARTICULARIDADES DAS REALIDADES DE ATUAÇÃO DO PIBID MÚSICA UEPG

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E AS PARTICULARIDADES DAS REALIDADES DE ATUAÇÃO DO PIBID MÚSICA UEPG
Autores
  • Gabriel de Lucas Rosas
  • Egon Eduardo Sebben
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23634-EXPERIENCIAS-FORMATIVAS-E-AS-PARTICULARIDADES-DAS-REALIDADES-DE-ATUACAO-DO-PIBID-MUSICA-UEPG
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Licenciatura, Música, Escolas
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as experiências musicais na educação básica vivenciadas em três escolas públicas integrantes do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa, durante o período de agosto de 2012 a dezembro de 2013 e de março de 2014 a agosto de 2015. São apresentadas as características do PIBID Música da UEPG, as intervenções realizadas e suas consequentes contribuições à formação dos acadêmicos, bem como as particularidades das realidades vivenciadas em cada uma das escolas em que o PIBID tem sido ou foi desenvolvido. Faz parte da discussão os contrastes sociais existentes entre diferentes regiões do município e o impacto causado àqueles acadêmicos que estão desde o início do PIBID Música, em agosto de 2012. A escola periférica, que foi a primeira escola a receber o projeto PIBID Música, tem a grande maioria dos alunos carentes, os quais também apresentam pouco acesso a produtos culturais e tecnologias. Já a escola de maior porte e central (segunda escola a integrar o PIBID-Música), possui boa parcela de alunos de classe média, com acesso facilitado tanto a produtos culturais quanto a objetos tecnológicos; e na terceira escola que também é de grande porte e fica em um bairro da cidade existe uma mistura entre alunos carentes e mais abastados. Na primeira escola algumas salas são completamente feitas de madeira e possui pouquíssimos instrumentos musicais para serem utilizados com os alunos, a não ser por algumas baquetas e flautas doce; porém a segunda escola, que é de grande porte na cidade, possui vários instrumentos de percussão, violões e teclado; na terceira escola também são praticamente inexistentes materiais musicais para serem utilizados com os alunos. Tais materiais e condições podem muito provavelmente influenciar o ensino de música nas aulas. São discutidos aspectos quanto à relevância que o programa tem exercido nas escolas e durante a formação dos acadêmicos no curso, tal como a importância para aqueles que simultaneamente fazem o estágio obrigatório da grade curricular do curso e o PIBID, bem como a importante tarefa de ajudar os graduandos de Licenciatura em Música a decidir se futuramente irão ou não optar em atuar como professores na Educação Básica.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ROSAS, Gabriel de Lucas; SEBBEN, Egon Eduardo. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E AS PARTICULARIDADES DAS REALIDADES DE ATUAÇÃO DO PIBID MÚSICA UEPG.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23634-EXPERIENCIAS-FORMATIVAS-E-AS-PARTICULARIDADES-DAS-REALIDADES-DE-ATUACAO-DO-PIBID-MUSICA-UEPG. Acesso em: 20/04/2024

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