AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INCLUSIVOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INCLUSIVOS
Autores
  • Elisangela Casarotto Marques
  • Tatiane dos Santos de Almeida
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23541-as-contribuicoes-do-pibid-para-a-formacao-inicial-de-professores-inclusivos
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
inclusão, Pibid, formação de professores.
Resumo
Nos últimos dez anos ocorreu um aumento significativo de matrículas de alunos com necessidades especiais em escolas regulares do Brasil. É por esse motivo que, urgentemente, precisamos tomar providência com relação à formação de professores capacitados e experientes para trabalhar com os alunos incluídos. O aumento significativo das matrículas no ensino regular de alunos com necessidades especiais se deve ao menos em parte às discussões desencadeadas a partir da Declaração de Salamanca (1994). Este documento contém os princípios de uma política de equidade e inclusão das pessoas com necessidades especiais, assegurando direitos de uma educação de qualidade que promova estratégias e recursos de ensino que um aprendizado mais eficaz para este aluno. No Brasil, a inclusão está amparada pela legislação que visa orientar as escolas a proporcionarem o atendimento educacional que os alunos incluídos necessitem. A Lei Nº 9394/96 da LDB capítulo V, art. 59, incisos I, II, III, IV e V determina que o sistema de ensino deve proporcionar aos alunos com necessidades especiais as mesmas possibilidades de aprendizagem dos demais, sendo dever da entidade propiciar currículos, métodos, técnicas e recursos pedagógicos adequados em função das necessidades especificas de cada aluno, com professores especializados. Mas, como teremos experiências significativas com esses alunos, se nunca tivermos contato com eles? Ao ingressarmos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO, tivemos a oportunidade de trabalhar com essas crianças em uma escola do município de Guarapuava, Pr. O objetivo deste estudo foi o de verificar as possíveis contribuições do PIBID para a formação em docência das pibidianas. No desenvolvimento deste estudo serão mencionados: a formação de professores para a educação inclusiva e posteriormente, as contribuições do PIBID no processo formativo dos acadêmicos. Trata-se de um estudo de análise qualitativa com investigação levantando-se as discussões teóricas acerca da formação de professores inclusivos e também reflexões acerca das experiências com o PIBID. As pibidianas junto às professoras regentes auxiliam os alunos com dificuldades educacionais especiais na realização de diferentes jogos pedagógicos e brincadeiras sempre respeitando suas especificidades. Para Silva (2009, p.21), “o professor deve ser moldado desde cedo, ainda em sua fase acadêmica, sendo preparado para as dificuldades como planificar, gerir e avaliar seus alunos, em especial aqueles que não se enquadram no modelo educacional histórico que estamos acostumados”. Nesse sentido, O PIBID de Pedagogia tem contribuído com a formação dos alunos de licenciaturas que participam do programa, vivenciando a escola como espaço de formação, de reflexão e de construção da prática docente a fim de preparar os futuros professores para a realidade da educação inclusiva. Os resultados obtidos nos revelam que o subprojeto em Pedagogia tem proporcionado à experiência da docência na educação inclusiva ao licenciando durante sua formação inicial. Nesse contexto o PIBID Pedagogia vem contribuir para que essa formação aconteça significativamente, possibilitando as bolsistas, vivenciar o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MARQUES, Elisangela Casarotto; ALMEIDA, Tatiane dos Santos de. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INCLUSIVOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23541-AS-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-PARA-A-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES-INCLUSIVOS. Acesso em: 08/05/2024

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