O PAPEL DA ESCOLA: SUA FUNÇÃO POLÍTICA E SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-5
Título do Trabalho
O PAPEL DA ESCOLA: SUA FUNÇÃO POLÍTICA E SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Autores
  • Evandro Antônio Corrêa
  • Adriana Cristina
  • Letícia Silveira Romig
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23535-O-PAPEL-DA-ESCOLA--SUA-FUNCAO-POLITICA-E-SOCIAL-NA-CONSTRUCAO-DA-CIDADANIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Escola. Educação. Cidadania
Resumo
A discussão sobre cidadania voltada na perspectiva da educação nos leva a uma reflexão sobre a função da escola enquanto espaço de formação dos cidadãos. Se o papel da escola é de transformação social e também dos sujeitos, cabe investigar em que medida se dá esta proposta. O educador desempenha um papel político na escola e para isso necessita ter conhecimento e posicionamento diante de determinados assuntos, principalmente no que se refere ao papel da escola na sociedade e formação dos sujeitos. Assim o trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da escola, sua função política e social na construção da cidadania, considerando a participação do indivíduo através seus direitos e deveres políticos, civis e sociais, durante todo o processo de desenvolvimento da educação. A escola no processo de construção da cidadania deve levar o educando á refletir sobre a sua realidade e da sua comunidade, suscitando o debatendo e discutindo tais problemas, estimulando nos estudantes à consciência crítica, a participação, a responsabilidade e a sua função enquanto cidadão, assim levar o educando a entender e questionar, diante das diversas questões sociais. São muitas atribuições dadas à escola, porém não podemos esperar que ela fosse o único meio de transformação da sociedade. A escola apresenta-se como um caminho possível em busca da cidadania à medida que é crítica e transfere essa criticidade aos sujeitos que completam os níveis de escolaridade oferecidos na rede pública. O cidadão consciente respeita os espaços e as pessoas. A educação para a ética prepara o ser humano para o equilíbrio de aceitar que não devem prevalecer as vontades individuais; a cidadania, afinal, não é um direito solitário – é a arte da convivência social. O que se pode concluir que as discussões colocaram a importância crítica em função do tema o papel da escola, sua função política e social na construção da cidadania, a partir das análises pode-se ressaltar que a educação evoluiu e todas as discussões, precisam ser bem-vindas, através de um objetivo de colocar um fim no silêncio de que tudo parece estar tranquilo e que no futuro todos assumam a responsabilidade na construção da história da nossa educação brasileira, pelo qual os educadores desenvolver uma tarefa difícil, de formar um cidadão nos dias atuais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CORRÊA, Evandro Antônio; CRISTINA, Adriana; ROMIG, Letícia Silveira. O PAPEL DA ESCOLA: SUA FUNÇÃO POLÍTICA E SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23535-O-PAPEL-DA-ESCOLA--SUA-FUNCAO-POLITICA-E-SOCIAL-NA-CONSTRUCAO-DA-CIDADANIA. Acesso em: 29/03/2024

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