ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Autores
  • Betânia Alves de Araújo
  • Jéssica Barros dos Santos
  • Tania Bernhard
  • Alexandre Rieger
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23499-ALFABETIZACAO-CIENTIFICA-NAS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--CONHECENDO-O-LABORATORIO-DE-CIENCIAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
alfabetização científica, atividades práticas, ensino de Ciências
Resumo
A relação teoria e prática em Ciências da Natureza busca a compreensão e o entendimento de conteúdos de forma que possibilite ao aluno apropriar-se do conhecimento abordado, estabelecer relações e reconstruí-lo para então elaborar o conceito. O uso do laboratório de Ciências, enquanto recurso para a aprendizagem destes conceitos, quando inseridos desde o início da vida escolar é de extrema importância, uma vez que instigados a gostar da experimentação, futuramente serão alunos motivados a buscar pelo novo, a buscar pelo conhecimento. Embasados neste olhar, foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, município de Santa Cruz do Sul/RS, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul - PIBID-UNISC, a apresentação e o uso do Laboratório de Ciências/Biologia como sala de aula para alunos de 1º ao 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, atividades práticas adequadas à faixa etária, com o intuito de tornar o ensino de Ciências atrativo e instigador para esses educandos. Ao final das atividades concluiu- se que o uso de laboratórios de Ciências/Biologia, quando utilizado não apenas como recurso para desenvolvimento de experimentos que seguem modelos de “receitas culinárias” e sim para desenvolvimento de capacidades e habilidades que despertem no aluno a curiosidade pela Ciência e o estabelecimento de relações com fatos do cotidiano, contribui para a alfabetização científica do aluno.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ARAÚJO, Betânia Alves de et al.. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23499-ALFABETIZACAO-CIENTIFICA-NAS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--CONHECENDO-O-LABORATORIO-DE-CIENCIAS. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes