PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO QUE RELAÇÕES SÃO POSSÍVEIS?

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO QUE RELAÇÕES SÃO POSSÍVEIS?
Autores
  • Vinicyus da Silva de Melo
  • Luana Garbin
  • Hamilton de Godoy Wielewicki
  • Ana Flavia Boeing Marcelino
  • Julia Yumi Franz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23473-PLANEJAMENTO-FORMACAO-E-QUALIDADE-NA-EDUCACAO-QUE-RELACOES-SAO-POSSIVEIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
planejamento, ensino e formação docente
Resumo
O planejamento sempre foi uma dimensão muito valorizada nos discursos sobre a prática docente. Frequentemente, no entanto, também tem se falado que o planejamento que se aprende nos cursos de formação por vezes conflita ou se mostra insuficiente para dar conta dos desafios reais das escolas de educação básica, tipificando uma espécie de disjunção entre teoria e prática e entre educação básica e educação superior. Tanto do ponto de vista organizacional, quanto formal, planos de ensino que contenham ementa, objetivos e um calendário minimamente estruturado de atividades, muito utilizados nos programas de formação de professores, também poderiam ser referências conceituais e operacionais interessantes, especialmente se usados como uma ferramenta de apoio ao exercício da docência para os professores de educação básica. Entretanto, o que frequentemente se observa em contextos da educação básica, seja pelas condições efetivas de trabalho e toda sorte de incertezas é a falta de planejamento básico recorrente em salas de aula, fazendo com que as experiências de ensino e de aprendizagem pareçam derivar mais do acaso do que de decisões deliberadas sobre o que possa constituir um plano de estudos articulado e que faça sentido para professores e estudantes. Portanto, partindo de um estudo situado contextual e criticamente a partir da atuação do grupo do PIBID-Inglês da UFSC em uma escola de educação básica e de revisão bibliográfica, este trabalho tem como propósito discutir de que maneira o planejamento e o exercício da docência podem se relacionar de modo dialógico. Discutiremos a visão sobre o planejamento a partir de como sua presença - ou ausência - pode impactar as percepções, atitudes, motivações e mesmo os resultados da ação educativa. De igual modo, delinearemos algumas inquietações no que diz respeito à formação de professores particularmente no que concerne ao planejamento de curso e de aula como elemento estruturante das concepções sobre ensinar e aprender, bem como do comprometimento de docentes e discentes com uma educação de qualidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MELO, Vinicyus da Silva de et al.. PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO QUE RELAÇÕES SÃO POSSÍVEIS?.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23473-PLANEJAMENTO-FORMACAO-E-QUALIDADE-NA-EDUCACAO-QUE-RELACOES-SAO-POSSIVEIS. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes