EL INGENIOSO HIDALGO DON QUIJOTE DE LA MANCHA EM AULAS DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EL INGENIOSO HIDALGO DON QUIJOTE DE LA MANCHA EM AULAS DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA.
Autores
  • Silvia Matturro Panzardi Foschiera
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23465-EL-INGENIOSO-HIDALGO-DON-QUIJOTE-DE-LA-MANCHA-EM-AULAS-DE-ESPANHOL-COMO-SEGUNDA-LINGUA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Língua Espanhola, Sequências Didáticas, Literatura, Cervantes, Letramento literário.
Resumo
Este trabalho inter-relaciona sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), literatura em aula de Espanhol como segunda língua (ACQUARONI, 2007; ALBADALEJO, 2007; SANZ, 2006,2007; MARTINS, 2006; OCEM, 2006) e letramento literário (SOARES, 1998). Através dele, apresentamos as atividades desenvolvidas pelo Subprojeto Letras Espanhol na Escola de Ensino Médio CAIC Madezatti, situada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, para abordar em sala de aula a obra El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes y Saavedra, no ano em que a sua segunda parte completa o seu 4º Centenário. As sequências didáticas tiveram o objetivo de despertar o interesse pela obra Don Quijote e por seu autor. Buscou-se, através delas, desenvolver o espírito crítico dos alunos, fomentando a apropriação de conteúdos cujo foco fosse a utilização de estruturas linguísticas em língua espanhola que permitissem agir no mundo. Um outro objetivo foi preparar os alunos para a participação na gincana anual promovida pelo CAIC, que tinha como tema o Don Quijote, e que envolveu todas as disciplinas do currículo. As atividades desenvolvidas nas aulas levaram em consideração os conteúdos previstos no Plano de Trabalho de Língua Espanhola da escola para cada um dos anos. Foram produzidas três sequências didáticas diferentes, baseadas em fragmentos do livro de Cervantes, e aplicadas em cada uma das turmas dos três anos do ensino médio. Os primeiros anos envolveram-se com a caracterização e apresentação física e psicológica de personagens do livro, como se estas vivessem na atualidade; os segundos anos prepararam um vídeo, no formato de telejornal, com a apresentação de notícias atuais sobre situações que poderiam despertar o desejo de justiça de Don Quijote; e os terceiros anos elaboraram charges denunciando as injustiças que levam as pessoas a lutarem por seus ideais. As tarefas realizadas em aula foram, paralelamente, proporcionando aos alunos o conhecimento necessário sobre a obra para que eles pudessem realizar as tarefas previstas para a gincana. A partir das atividades desenvolvidas foi possível concluir que a literatura é um instrumento relevante para a formação do cidadão e que o diálogo entre o texto/autor e o leitor em sala de aula promoveu não apenas o aprendizado significativo da língua espanhola como também o letramento literário.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FOSCHIERA, Silvia Matturro Panzardi. EL INGENIOSO HIDALGO DON QUIJOTE DE LA MANCHA EM AULAS DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23465-EL-INGENIOSO-HIDALGO-DON-QUIJOTE-DE-LA-MANCHA-EM-AULAS-DE-ESPANHOL-COMO-SEGUNDA-LINGUA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes