PIBID: MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID: MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.
Autores
  • Patricia Esther Fendrich Magri
  • VINICIUS AUGUSTO BARBOSA SEBASTIÃO
  • paula larissa ferreira santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23445-pibid--multiplas-experiencias-e-aprendizagens
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras–chave: Sobrepeso, alunos, escola e PIBID.
Resumo
PIBID: múltiplas experiências e aprendizagens. INTRODUÇÃO: No início do ano de 2015, a proposta de trabalho no Pibid, incluiu coleta de dados referentes à altura, peso, velocidade, flexibilidade, impulsão vertical, impulsão horizontal e força dos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Profº Avelino Marcante.Os testes aplicados foram retirados do site do PROESP-BR (www.ufrgs.br). Para este estudo utilizamos os meios digitais para pesquisar, coletar, armazenar e comparar as informações do início do ano com as finais para análise do índice de massa corporal (IMC) e evolução das medidas corporais dos alunos.A aplicação do projeto utiliza duas aulas no início do ano e duas aulas no final do ano para a coleta de dados de cada turma. Os dados obtidos foram coletados com auxílio de balança, fita métrica, medicine ball, água para marcação na parede, trena, computador para a organização dos resultados, teste do PROESP, ambientes variados para as aulas e execução dos testes. Os aplicativos utilizados para o desenvolvimento do projeto nos trouxeram outras perspectivas de planejamento de aula, que facilitarão nosso desempenho na elaboração de atividades durante os estágios curriculares. OBJETIVO: Analisar o índice de massa corporal (IMC)e a evolução das medidas corporais dos alunos do 6º ao 9º ano. METODOLOGIA: Os alunos do 6º ao 9º ano realizaram 2 sequências de testes físicos, uma em março e a outra será em novembro. Neste período de 9 meses estão sendo propostas diversas atividades, as quais visam propiciar aos alunos o máximo de experiência em variados esportes, jogos, danças, lutas e brincadeiras. RESULTADOS PARCIAIS: Os dados iniciais foram coletados com êxito e participação efetiva dos alunos facilitou esse processo, porém houve transferências de alguns para outras escolas tanto quanto foram recebidos novos alunos, e estes não participarão do resultado final por insuficiência de dados. Em uma primeira análise dos dados não foram constatados uma quantidade significativa de alunos com sobrepeso. Serão selecionados alunos dentro do peso ideal com alturas semelhantes às dos alunos com sobrepeso para análise e comparação que serão apresentadas nos resultados finais. A vivência proporcionada através do PIBID nos permite ter uma visão ampla do ambiente escolar o qual estaremos inseridos após a nossa formação acadêmica favorecendo experiências com professores e alunos na escola, as quais só seriam possíveis no último ano de graduação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MAGRI, Patricia Esther Fendrich; SEBASTIÃO, VINICIUS AUGUSTO BARBOSA; SANTOS, paula larissa ferreira. PIBID: MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23445-PIBID--MULTIPLAS-EXPERIENCIAS-E-APRENDIZAGENS. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes