EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA
Autores
  • Ana Lucia Zuconi Bedin
  • ALCIONE VIERO DE BASTOS
  • Vanessa Lopes da Silva
  • Ana Paula Rodrigues Brum
  • Morilo Aquino Delevati
  • Leandro Marcon Frigo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23423-EXPERIMENTACAO-COMO-METODOLOGIA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NO-PROEJA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Proeja. Docência. PIBID Química.
Resumo
Uma educação para ser de qualidade deve levar em consideração o interesse do educando bem como respeitar seus saberes e o contexto o qual está inserido, como defende Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2009). Com este propósito o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, fomentado pela CAPES, tem como objetivo valorizar os cursos de licenciatura, aproximando os licenciandos da prática docente a partir de atividades que incluem embasamento teórico e ações voltadas para a docência reflexiva. Nesse contexto o subprojeto “Redimensionando a Formação de Professores de Química” do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFF/SVS), realizou uma atividade no curso de Agroindústria modalidade EJA desta Instituição. Os subprojetos ligados ao PIBID contam com um coordenador de área/bolsista, responsável por orientar as ações, professor supervisor/bolsista, professor de química da Instituição vinculada ao subprojeto e licenciandos/bolsistas em química que planejam e desenvolvem as propostas metodológicas. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA é um desafio para a escola atual, pois propõe contribuir com a formação inicial e continuada de trabalhadores que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em tempo regular e trabalham sem capacitação. Pensando neste perfil as atividades desenvolvidas levam em consideração a realidade a qual os educandos estão inseridos, buscando desta forma trabalhar assuntos elencados por eles mesmos. Partindo-se deste princípio se obteve a temática “Cuidados com a água” onde os educandos colocaram suas necessidades em compreender melhor determinados assuntos entorno dela. Dentre as distintas atividades relacionadas a esta temática os licenciandos/bolsistas fizeram uma intervenção no trabalho do professor/supervisor onde se desenvolveu experimentos envolvendo medição de pH e análise de oxigênio dissolvido na água por meio de turbidez.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BEDIN, Ana Lucia Zuconi et al.. EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23423-EXPERIMENTACAO-COMO-METODOLOGIA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NO-PROEJA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes