PROJETO ÁGORA FILOSÓFICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PROJETO ÁGORA FILOSÓFICA
Autores
  • Victor Manoel Fernandes
  • Gian Mafalda de Carvalho
  • Josiane Aparecida Gonçalves
  • Luciane Luisa Lindenmeyer
  • Rafael Felipe Fontes
  • Ana Beatriz Da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23421-projeto-agora-filosofica
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ágora. Diálogo. Estética. Interdisciplinaridade. Pedagógico.
Resumo
O projeto Ágora Filosófica, na escola Polisinos, tem como principal objetivo, não apenas a tentativa de proporcionar a similitude arquitetônica da Ágora antiga, mas, sim, resgatar seu sentido simbólico e conceitual de espaço destinado ao debate filosófico, além de auxiliar em uma das temáticas que está desafiando as escolas no sistema de ensino público estadual do Rio Grande do Sul, que é a exigência do trabalho interdisciplinar na modalidade de ensino politécnico. Com base nesses aspectos, propomos viabilizar um local agradável e diferenciado que possibilite a interação dos alunos em ambiente incomum, altamente pedagógico pela imersão em um contexto lúdico que remete à Grécia antiga e pelo contato com a natureza. Um dos seus efeitos pedagógicos é a constante articulação teórica sobre a importância da criação desse espaço diferenciado para oferecer aos estudantes – e construir juntamente a eles – estímulos de ideias, questionamentos, reflexões e debates, ou seja, o diálogo. A filosofia como ponte para a interdisciplinaridade. Pensar o espaço estético de incentivo à criação, abstração e arte na escola como o esforço de prática e teoria. A Ágora era, na época clássica, o lugar público onde se tomavam as decisões políticas; mas também servia de centro administrativo, religioso e comercial da cidade. Hoje, o termo mais próximo ao nosso contexto é “Assembléia”, ou seja, um local apropriado para troca de ideias, discussões, debates políticos e a busca pelo conhecimento. A nossa Ágora está sendo montada, com a ajuda da comunidade escolar, em uma área de cerca de 36 metros² do quintal da escola. O local para o assento dos estudantes é feito de tronco de árvores (doação particular) posicionados em círculo, e com um pequeno quadrante no centro, para que quem tome a palavra ou faça uma apresentação possa ter um local de destaque. No entorno da Ágora, no muro da escola, serão pintados desenhos, feitos pelos próprios estudantes, que representem ou complementem uma frase filosófica escolhida por eles dentre as pré-selecionada pelos bolsistas do PIBID. As principais motivações a este projeto foram as reflexões pedagógicas de Sônia Campaner, em seu trabalho intitulado Filosofia ensinar e aprender (2013), de Edgar Morin, Os sete saberes necessários à educação do futuro (2002) e de Friedrich Nietzsche, O nascimento da tragédia grega (1992). Atualmente, o projeto, na sua parte estética, encontra-se em processo de montagem, enquanto que o espaço, em si, já está sendo utilizado pelas diversas disciplinas escolares demonstrando a funcionalidade do projeto criado pelo PIBID Filosofia Unisinos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERNANDES, Victor Manoel et al.. PROJETO ÁGORA FILOSÓFICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23421-PROJETO-AGORA-FILOSOFICA. Acesso em: 01/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes