O PORTFÓLIO DIGITAL COMO RECURSO DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O PORTFÓLIO DIGITAL COMO RECURSO DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Kétarine de Matos Gomes
  • Jeninfer Alana Tank
  • Elisa Teixeira
  • JORDELINA BEATRIZ ANACLETO VOOS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23388-O-PORTFOLIO-DIGITAL-COMO-RECURSO-DA-AVALIACAO-PEDAGOGICA-NA-EDUCACAO-INFANTIL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Infantil; Portfólio digital; Ensino/Aprendizagem.
Resumo
RESUMO A evolução digital está mais presente a cada dia no contexto educacional, tanto entre o corpo docente quanto entre os discentes, se apresentando como uma ferramenta fundamental no processo de ensino/aprendizagem. Neste sentido, é de extrema importância que os professores estejam preparados para reestruturar sua prática pedagógica aperfeiçoando a cultura digital. Como proceder diante da realidade tecnológica frente aos recursos avaliativos deixando o papel em segundo plano? Diante do problema proposto o objetivo desse artigo é descrever o portfólio digital e salientar sua importância como recurso pedagógico de registro e avaliação do ensino/aprendizagem na educação infantil, para que tal objetivo fosse concretizado foi necessário auxiliar os professores durante as atividades docentes efetuando os registros necessários; acompanhar ativamente o processo de organização dos registros efetuados pelos professores para a construção do portfólio digital e vivenciar, em conjunto com os professores envolvidos no projeto, a construção do portfólio digital. Este estudo teve abordagem qualitativa, e para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa etnográfica através das observações no campo. A análise de dados ocorreu estabelecendo as relações dentro do estudo e discutindo os dados a partir dos estudos teóricos desenvolvidos ao longo da pesquisa, bem como estabelecendo conexões com a prática desenvolvida na instituição. Conclui-se que o portfólio digital tem papel fundamental nos processos avaliativos, descritivos e de reavaliação da prática docente, enaltecendo que a junção da teoria e prática é indispensável no processo da formação acadêmica e docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GOMES, Kétarine de Matos et al.. O PORTFÓLIO DIGITAL COMO RECURSO DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23388-O-PORTFOLIO-DIGITAL-COMO-RECURSO-DA-AVALIACAO-PEDAGOGICA-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes