FACED PARA LICENCIANDOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FACED PARA LICENCIANDOS
Autores
  • Vanessa Rodrigues Porciúncula
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23377-faced-para-licenciandos
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de professores, Docência-pesquisa.
Resumo
A presente investigação é resultado da experiência como bolsista de monitoria da disciplina “Educação Contemporânea: currículo, didática, planejamento”, na Faculdade de Educação da UFRGS. Os estudos feitos para o acompanhamento das aulas, como monitora da disciplina, possibilitou que eu entendesse a docência vinculada ao exercício investigativo, como docência-pesquisa (Uberti, 2013). Neste exercício, busquei coletar e analisar os discursos dos alunos de licenciatura sobre o que eles esperam aprender a respeito do exercício da docência nas disciplinas vinculadas a Faculdade de Educação e, também, como elas poderiam ajudar na formação da sua identidade docente. Estão sendo analisados os discursos dos licenciados que se referem à expectativa em relação às disciplinas da FACED, sobre como entendem que deveriam ser essas disciplinas. De logo percebemos uma visão utilitarista do ensino, que extrapola do imaginário do que deveria se basear a formação docente, muito relacionado com a ânsia pela operacionalização, ânsia pelo caminho, o “caminho de como dar uma boa aula”. (Corazza, 1996). Observa-se que está muito presente o discurso do “como fazer”, mostrando uma preocupação, por vezes, exacerbada com a prática. Como se toda a teoria necessária para o exercício da docência fosse aprendida neste espaço. Pode-se afirmar que aparece reincidentemente nos discursos dos alunos a importância das disciplinas mais voltadas para a prática docente. Mais frequente ainda são as narrativas sobre a falta de sintonia entre as disciplinas da Educação com o momento curricular vivenciado por esses alunos. Alguns afirmam que as disciplinas de FACED estão localizadas no inicio da vida acadêmica, no qual, seus interesses estariam mais voltados para as disciplinas da suas áreas especificas. Cabe aqui destacar a boa relação entre alunos e professores, estando a barreira localizada no distanciamento dessas disciplinas com o interesse dos alunos, no conteúdo teórico sobre ensino. Tais discursos vem a confirmar o distanciamento, não apenas físico, das disciplinas da Faculdade de Educação na formação dos licenciandos. Pode-se dizer que os discursos dos alunos trazem à tona experiências importantes em relação a essas disciplinas, todas ligadas ao processo de formação de professores, problematizando e podendo contribuir com a política atual de formação docente da Universidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PORCIÚNCULA, Vanessa Rodrigues. FACED PARA LICENCIANDOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23377-FACED-PARA-LICENCIANDOS. Acesso em: 04/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes