INFORMÁTICA COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO INFORMÁTICA PIBID/UNISC

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INFORMÁTICA COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO INFORMÁTICA PIBID/UNISC
Autores
  • Diego Ildonei Limberger
  • Laura Marcine Pranke
  • Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz
  • Viviane Müller Lawisch Alves
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23351-INFORMATICA-COMO-EXTENSAO-DA-SALA-DE-AULA--PRATICAS-ATRAVES-DO-SUBPROJETO-INFORMATICA-PIBIDUNISC
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Informática, interdisciplinaridade, PIBID/UNISC
Resumo
As novas ferramentas tecnológicas estão presentes em nosso cotidiano com o objetivo de aperfeiçoar nossas ações, e ainda, visar à produtividade. Praticamente todas as escolas da rede pública de ensino em nosso país possuem em sua estrutura um laboratório de informática. Alguns, mais modernos, além de computadores e impressoras, possuem ainda tablets, projetor multimídia e lousa eletrônica. Tal ambiente, se utilizado de forma adequada, proporciona ricas experiências em termos de interdisciplinaridade. O Subprojeto Informática do PIBID/UNISC tem como objetivo, dentre outros, contextualizar especificidades da área da Informática, bem como, estudo de metodologias para aplicação pedagógica interdisciplinar. Tal ação é possível a partir de uma integração entre bolsistas de iniciação a docência deste e de outros Subprojetos, supervisores nas escolas e coordenadoras de área na Universidade. Na prática, são realizadas parcerias com professores das mais diversas disciplinas das escolas participantes do PIBID/UNISC a fim que, seus alunos sejam conduzidos ao Laboratório de Informática e seja realizada uma atividade com relação direta ao conteúdo abordado na disciplina. São exemplos de atividades realizadas o uso de mapas virtuais na disciplina de Geografia com relação a acontecimentos abordados na disciplina de História, a escrita em editor de texto durante a disciplina de Língua Portuguesa com pesquisas na internet relacionadas aos conteúdos de Literatura Brasileira, além da prática de jogos educativos dirigidos a Matemática, e ainda, a exploração do senso criativo e artístico com ferramentas de edição de imagem na disciplina de Artes. Os resultados alcançados até o momento são satisfatórios, uma vez que os jovens participantes das atividades passam a utilizar o computador, e as demais ferramentas tecnológicas, em prol da produtividade e do conhecimento, e não apenas, para entretenimento. Há casos em que foi constatada uma melhora na assiduidade dos alunos. Ainda, conforme relato dos próprios alunos, as mesmas passaram a ser mais dinâmicas e interessantes, uma vez que, há casos em que dois professores de duas disciplinas diferentes acompanham os alunos em uma atividade que integra as duas áreas. Com práticas como a citada ao longo deste resumo, o Subprojeto Informática atende ainda outro de seus objetivos, planejando atividades interdisciplinares com a parceria dos demais bolsistas dos outros Subprojetos PIBID/UNISC e de demais Programas existentes na escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMBERGER, Diego Ildonei et al.. INFORMÁTICA COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO INFORMÁTICA PIBID/UNISC.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23351-INFORMATICA-COMO-EXTENSAO-DA-SALA-DE-AULA--PRATICAS-ATRAVES-DO-SUBPROJETO-INFORMATICA-PIBIDUNISC. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes