A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Autores
  • Andrews Alves Almeron
  • Catiane Marchezi
  • Gisele Andressa Badiluk
  • Goisthiere do Santos
  • Iliana da Silva
  • Sandra Alves Vieira
  • Ângela Maria Silveira Portelinha
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23339-A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-ALFABETIZADORES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência, Alfabetização, Brincadeira, Planejamento, Formação de Professores.
Resumo
Eixo Temático: A docência na escola e na formação de professores Resumo: O curso de Pedagogia destaca como prioridade a formação para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal formação deverá contemplar conhecimentos teórico-metodológicos sobre o processo de alfabetização dos alunos. Segundo Almeida (2013), a alfabetização é a aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita mediante ensino explícito direto e sistemático. Isso requer entender que o ensino, considerado uma das dimensões do trabalho docente, precisa ser intencionalmente planejado. Optamos por inserir os jogos no processo de alfabetização, realizando um circuito envolvendo algumas áreas do conhecimento, pois entendemos ser necessário para o desenvolvimento intelectual e social da criança, estimulando sua criticidade, criatividade e habilidades sociais. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização de jogos no processo de alfabetização em uma turma com 17 alunos de 1º ano do 1º ciclo. Partindo de um planejamento sobre as finalidades de cada jogo e suas respectivas instruções, elaboramos um cronograma a ser seguido durante o período, assegurando que cada atividade realizada atendesse as necessidades e objetivos do processo ensino- aprendizagem. A proposta foi organizar um circuito composto por seis provas. Primeiro organizamos a turma agrupandoa em cinco trios e uma dupla com o objetivo de realizar um rodízio dos grupos nas atividades propostas. A organização do circuito seguiu a sequência: 1ª) Montar duas figuras, utilizando peças do Tangram; 2ª) Produzir um texto a partir de uma charge; 3ª) Utilizando-se de três dados o grupo deverá formar uma operação matemática, no primeiro e terceiro dado surge um número, enquanto do segundo dado está registrada a operação (adição ou subtração); 4ª) Cada trio deverá lançar uma bola de gude maior em direção às demais bolas que estarão dispostas no centro de um triângulo desenhado no chão. A intenção é retirar as bolinhas de gude do centro da figura geométrica e registrar a quantidade de pontos obtidos; 5ª) Boliche dos números. Cada participante do grupo lançará uma bola na direção dos pinos com valores numéricos. O valor dos pinos derrubados será registrado em uma tabela com nome e pontuação de cada um, após será realizada a soma de pontos pelo grupo; 6ª) Caça-palavras: cada grupo deverá encontrar as palavras requisitadas pelo professor. Consideramos que a atividade de planejar nos impõe o desafio de pensar sobre o desenvolvimento infantil suas emoções, a forma de interagir com seus colegas, seu desempenho físico-motor e cognitivo. Por meio deste buscou-se alcançar na prática pedagógica uma metodologia que propicie aos alunos a apropriação da leitura, escrita e dos numerais através de atividades diferenciadas em sala proporcionando outras formas de aprender, o que é um dos maiores desafios encontrados na docência.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALMERON, Andrews Alves et al.. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23339-A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-ALFABETIZADORES. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes