CONTRIBUIÇÕES DA ITCP/FURB NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA ITCP/FURB NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
Autores
  • Lucas Willian Silva dos Santos
  • Jaison Hinkel
  • Renato Mór
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23263-CONTRIBUICOES-DA-ITCPFURB-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO-PARA-A-DOCENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Música, Saúde Mental, Violão, Reabilitação Psicossocial.
Resumo
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é um Programa de Extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que atua com o objetivo de implementar ações alternativas de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária - ES. A ITCP/FURB presta assessoria para Empreendimentos de Economia Solidária da região do Vale do Itajaí, visando promover práticas regidas por princípios como autogestão, solidariedade, autonomia, inclusão social e relação sustentável com a natureza. Formada por um grupo multidisciplinar composto por professores, servidores técnicos administrativos e estudantes, a ITCP conta com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, como Serviço Social, Teatro, Música, Psicologia, Artes Visuais, Administração e Direito. Neste trabalho iremos tratar especificamente das ações desenvolvidas por um acadêmico que cursa Licenciatura em Música e como essas ações geram contribuições para o seu processo de formação para a docência. Dentre os vários empreendimentos assessorados pela ITCP, vamos destacar a Associação de Usuários e Familiares da Saúde Mental de Indaial (AUFASAM), onde são realizadas duas ações envolvendo a música: oficina de musicalização e um grupo de estudo de violão clássico. O grupo de musicalização acontece quinzenalmente, onde são desenvolvidas atividades que tem como foco estimular a percepção sensorial, a coordenação motora, a inclusão social, a autonomia e o desenvolvimento da sensibilidade estética. O segundo grupo desenvolve uma ação específica de produção musical a partir da realização de uma Camerata de Violões. Este grupo se reúne semanalmente para ensaio e estudo, focando no estudo específico do Violão clássico: teoria musical (leitura de partitura), exercícios técnicos, prática em grupo e ensaio de repertório. Para o acadêmico do curso de Música, responsável pelo desenvolvimento destas duas ações, esta é uma grande oportunidade de vivenciar a educação musical com um público específico da saúde mental, grupo este que apresenta características distintas dos grupos que estão inseridos no processo de educação formal. Trabalhar a partir da perspectiva da reabilitação psicossocial de pessoas portadoras de sofrimento psicológico grave possibilita ao acadêmico refletir sobre questões relativas à promoção de saúde, sobre o papel social da Universidade e a sua relação com a comunidade, bem como coloca novas perspectivas e desafios para o estudante em relação ao seu papel como futuro educador musical.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Lucas Willian Silva dos; HINKEL, Jaison; MÓR, Renato. CONTRIBUIÇÕES DA ITCP/FURB NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23263-CONTRIBUICOES-DA-ITCPFURB-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO-PARA-A-DOCENCIA. Acesso em: 26/04/2024

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