A LITERATURA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA INTERSEMIÓTICA DO CONTO O MELHOR AMIGO DE FERNANDO SABINO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A LITERATURA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA INTERSEMIÓTICA DO CONTO O MELHOR AMIGO DE FERNANDO SABINO
Autores
  • Gessica Aparecida Cappoani
  • Rosangela Aparecida Marquezi
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23175-A-LITERATURA-EM-SALA-DE-AULA--UMA-PROPOSTA-DE-LEITURA-INTERSEMIOTICA-DO-CONTO-O-MELHOR-AMIGO-DE-FERNANDO-SABINO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Leitura em sala de aula, Leitura intersemiótica, Dramatização do texto, Formação de leitores.
Resumo
Este artigo integra as pesquisas e ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Língua Portuguesa sobre a leitura em sala de aula no Ensino Fundamental. Tomou-se como material literário o conto O Melhor Amigo, do escritor brasileiro Fernando Sabino, para apresentar o trabalho realizado no projeto de leitura, o qual foi aplicado em uma turma do 7.º ano. Para o desenvolvimento do projeto, enfatizou-se a importância da recepção do texto literário para que a leitura se efetive, visto que, segundo Iser (1996), o texto produzirá seu efeito no ato da leitura e, somente a partir do momento em que for lido, é que passará a ter significado para o aluno. Para um melhor contato com o texto se propôs, para início, a observação de uma pintura, o quadro My Best Friend, do pintor britânico John George Brown. Após o momento de observação dos detalhes da obra, partiu-se para as análises dos elementos e à significação dos mesmos, para, em seguida, introduzir-se a temática da infância com a participação responsiva dos alunos e a leitura dramatizada do texto literário, pelo professor. O momento da leitura dramatizada é o momento da recepção do texto, no qual se afirmam as ações desenvolvidas no momento de pré-leitura. Finalizada a leitura e as discussões acerca dela, voltou-se à pintura para relacionar os sentimentos provocados por ambas as obras, por meio de diálogos livres, em que os alunos puderam aproximar as experiências já vividas por eles e seus animais de estimação – objeto de discussão das duas obras: do texto e da pintura. Terminado o diálogo, propôs-se, por fim, atividades de reescrita da história, com base nas experiências com o texto. Pode-se afirmar que, ao término do projeto, o aluno ganhou voz diante da significação do texto e pôde utilizar as suas leituras para construir reflexões sobre o texto e sua realidade, efetivando a formação de leitores que é a proposta de ensino de literatura em sala de aula.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CAPPOANI, Gessica Aparecida; MARQUEZI, Rosangela Aparecida. A LITERATURA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA INTERSEMIÓTICA DO CONTO O MELHOR AMIGO DE FERNANDO SABINO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23175-A-LITERATURA-EM-SALA-DE-AULA--UMA-PROPOSTA-DE-LEITURA-INTERSEMIOTICA-DO-CONTO-O-MELHOR-AMIGO-DE-FERNANDO-SABINO. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes