AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DA BOLSISTA QUE TORNOU-SE SUPERVISORA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DA BOLSISTA QUE TORNOU-SE SUPERVISORA
Autores
  • Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva
  • Loriete Marques Henrique Leonardi
  • Caroline Dorada Portela
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23133-AS-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-NA-FORMACAO-DA-BOLSISTA-QUE-TORNOU-SE-SUPERVISORA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Bolsista, Supervisão, PIBID, Licenciatura em Física
Resumo
O objetivo desse trabalho é relatar e discutir as experiências de uma das primeiras graduandas e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Física, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, que atualmente está formada em Licenciatura em Física e lecionando numa Instituição Pública de Educação Básica no município de Paranaguá, Paraná, através do processo seletivo simplificado para contratação de professores na rede estadual de ensino. Contextualizando o relato, será destacado o recente interesse de criação de programas com bolsas estudantis na formação de docentes e a própria história relativamente recente do PIBID no Instituto Federal do Paraná, proporcionando de forma motivacional um maior contato com as instituições públicas de ensino, além das disciplinas de Estágios Supervisionados presentes na grade curricular dos cursos de ensino superior de licenciaturas. O relato de experiência se estruturou a partir de um fluxograma que consiste em um diagrama relatando as experiências da bolsista de forma qualitativa sobre o processo de interesse no curso de licenciatura, no ingresso e permanência no curso, na participação como bolsista do PIBID até a atuação como docente e supervisora na instituição pública em que é desenvolvido o subprojeto de Física do PIBID do IFPR Campus Paranaguá. Destaca-se que a atual docente não lecionou durante sua trajetória acadêmica na graduação, tornando assim o PIBID seu principal acesso à realidade de uma instituição da rede pública de ensino e proporcionando uma visão do papel do professor na educação básica, sempre com orientação e supervisão de seus coordenadores e supervisora. Hoje no papel de supervisora, orientando graduandos do curso de licenciatura em Física, a professora acredita que por meio desse programa o estudante do ensino superior pode ser inserido no cotidiano da escola, e até mesmo analisar se realmente deseja ser um futuro docente, pois o programa oportuniza o acesso à escola desde o início do curso, dando assim motivação, elevando a formação de docência a partir da experiência com o público alvo do curso de licenciatura em Física, que são alunos de nível médio da educação básica. Considerando que o PIBID faz uma mobilização com os professores da rede pública de ensino como co-formadores dos futuros docentes, atualmente o programa faz parte do processo de formação continuada como professora de Física da bolsista que tornou-se supervisora.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Kelly Vanessa Fernandes Dias da; LEONARDI, Loriete Marques Henrique; PORTELA, Caroline Dorada. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DA BOLSISTA QUE TORNOU-SE SUPERVISORA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23133-AS-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-NA-FORMACAO-DA-BOLSISTA-QUE-TORNOU-SE-SUPERVISORA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes