O ALGEPLAN COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR E APRENDER EXPRESSÕES ALGÉBRICAS DE COEFICIENTES INTEIROS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O ALGEPLAN COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR E APRENDER EXPRESSÕES ALGÉBRICAS DE COEFICIENTES INTEIROS
Autores
  • Daniel Licinio Franke
  • Elen Mancy Carnelosso
  • Jiane Nieneyer
  • JULIANA GABRIELE KIEFER
  • Maísa Iora
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani
  • INES FARIAS FERREIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23107-O-ALGEPLAN-COMO-UM-RECURSO-DIDATICO-PARA-ENSINAR-E-APRENDER-EXPRESSOES-ALGEBRICAS-DE-COEFICIENTES-INTEIROS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Recurso Didático, Algeplan, Polinômios.
Resumo
O ALGEPLAN COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR E APRENDER EXPRESSÕES ALGÉBRICAS DE COEFICIENTES INTEIROS Daniel Licinio Franke Elen Mancy Carnelosso Jiane Niemeyer Juliana Gabriele Kiefer Maisa Iora Rita de Cássia Pistóia Mariani Inês Farias Ferreira Eixo Temático: A docência na escola e na formação de professores Resumo: O Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é constituído por vinte e um bolsistas de iniciação à docência (BID), quatro professores supervisores que atuam na disciplina de Matemática nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio e duas coordenadoras de área. No presente artigo serão relatadas as experiências vivenciadas por este Subprojeto ao compor e desenvolver atividades didáticas com o recurso Algeplan no oitavo e nono ano do ensino fundamental e no primeiro e terceiro ano do ensino médio, organizadas a partir dos princípios da investigação Matemática. Esse recurso didático pode ser empregado para ensinar conteúdos algébricos da Matemática escolar utilizando-se de conceitos de geometria, pois relaciona a área das figuras planas a expressões algébricas com grau menor ou igual a dois. Para tanto, o recurso é constituído por quadrados e retângulos com lados de medidas x, y ou 1. Além disso, as peças são compostas de duas cores, a azul representando os termos positivos e a verde os termos negativos das expressões. Por meio da composição de atividades didáticas que exploraram as operações de adição, subtração e multiplicação de polinômios foi possível fatorar e determinar as raízes de equações do 2º grau sem mobilizar a fórmula de Bháskara, tanto em turmas do ensino fundamental quanto do ensino médio. Sendo que a dinamização dessas atividades ocorreu após o reconhecimento das particularidades e necessidades dos alunos em cada nível escolar nas quatro escolas públicas de Santa Maria/RS que são parceiras nesse projeto. Durante a dinamização das atividades, os educandos trabalharam em duplas, sendo orientados pelos BID, bem como pelo professor supervisor. Por meio da análise dessas ações conclui-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, demonstrando interesse em aprender, pois estabeleceram, refutaram ou corroboraram conjecturas, além de requerem outras questões para serem realizadas com o Algeplan. Sob o ponto de vista dos BID as intervenções em sala de aula com material didático possibilitaram realizar um trabalho associando a teoria com a prática, o que trouxe uma experiência na formação dos mesmos. Desse modo o desenvolvimento das atividades contribuiu para a formação como futuros docentes, aprimorando capacidades vinculadas ao conhecimento didático e pedagógico do conteúdo matemático, uma vez que trouxe um olhar ao ensino e a aprendizagem de conceitos algébricos por meio de campo geométrico. Constatou-se, também que a partir da utilização de atividades dinâmicas em sala de aula com o Algeplan foi possível aos alunos resgatarem habilidades matemáticas, trabalharem conceitos e formarem inferências, de um modo significativo e com maior interação entre os alunos e os BID.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FRANKE, Daniel Licinio et al.. O ALGEPLAN COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR E APRENDER EXPRESSÕES ALGÉBRICAS DE COEFICIENTES INTEIROS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23107-O-ALGEPLAN-COMO-UM-RECURSO-DIDATICO-PARA-ENSINAR-E-APRENDER-EXPRESSOES-ALGEBRICAS-DE-COEFICIENTES-INTEIROS. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes