TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PIBID DE GEOGRAFIA/UNIOESTE/MCR E SUA RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PIBID DE GEOGRAFIA/UNIOESTE/MCR E SUA RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Autores
  • Eliete Woitowicz
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23073-TRABALHOS-DESENVOLVIDOS-NO-PIBID-DE-GEOGRAFIAUNIOESTEMCR-E-SUA-RELEVANCIA-PARA-FORMACAO-INICIAL-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID de Geografia, Trabalhos e pesquisas científicas, Formação inicial docente.
Resumo
A presente análise expõe discussões acerca dos trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas pelo Subprojeto intitulado “O ensino da Geografia: da teoria à prática”, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon (MCR). Verificou-se a relação entre o que é apresentado nos eventos técnico-científicos com os objetivos do Programa, no intuito de avaliar em que medida os trabalhos apresentados em eventos estão contribuindo com a formação inicial docente no âmbito do PIBID de Geografia. Busca-se responder quais são as características dos trabalhos e pesquisas que emergem do Subprojeto, além dos focos temáticos privilegiados. Alguns apontamentos foram feitos em relação às diferenças entre relato de experiência e pesquisa científica, visto que a maioria dos trabalhos divulgados se enquadra na primeira categoria. Os trabalhos e pesquisas analisados foram publicados durante os anos de 2011 (julho) a 2014 (dezembro), contemplando o início das atividades do Subprojeto até o primeiro ano da segunda gestão (2014-2018). Para tanto, analisou-se os Relatórios Semestrais e Anuais do Subprojeto referentes ao período supracitado, perfazendo um total de três anos e meio de desenvolvimento das atividades de docência em parceria com as escolas e a Universidade. Constatou-se que, durante os anos de 2011 a 2014, 61 (sessenta e um) trabalhos foram produzidos e publicados pelo PIBID de Geografia. Estas produções fortalecem a troca de experiências entre docentes e discentes, ampliando os horizontes de reflexão e trabalho, atribuindo à formação do magistério (inicial e/ou continuada) maior qualidade. Espera-se que a realidade exposta possa levar os leitores envolvidos com o Programa a repensarem sua prática, considerando a possibilidade de criar um mecanismo institucional para avaliar a pertinência das pesquisas científicas e dos trabalhos produzidos. Este sistema pode contribuir para o desenvolvimento de temáticas diferenciadas e articuladas com a proposta do PIBID. Ressalta-se que este estudo não tem a pretensão de ser prescritivo, mas sim, consultivo, procedimento que enriquece a prática docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

WOITOWICZ, Eliete; SCHLOSSER, Marli Terezinha Szumilo. TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PIBID DE GEOGRAFIA/UNIOESTE/MCR E SUA RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23073-TRABALHOS-DESENVOLVIDOS-NO-PIBID-DE-GEOGRAFIAUNIOESTEMCR-E-SUA-RELEVANCIA-PARA-FORMACAO-INICIAL-DOCENTE. Acesso em: 27/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes