GEOPLANO EM SALA DE AULA: UM RECURSO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁREAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
GEOPLANO EM SALA DE AULA: UM RECURSO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁREAS
Autores
  • Verônica Lunardi Bilibio
  • Gilmar Benini
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani
  • INES FARIAS FERREIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23062-GEOPLANO-EM-SALA-DE-AULA--UM-RECURSO-DIDATICO-ALIADO-AO-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-AREAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID; Investigação Matemática; Recurso Didático; Geoplano
Resumo
Um dos objetivos do subprojeto de Matemática PIBID/UFSM é proporcionar a seus integrantes um trabalho de fundamentação e reflexão sobre o exercício docente, bem como a inserção dos bolsistas no ambiente escolar aliando a teoria vista dentro da universidade à prática que é de fato vivenciada na escola. Nesse sentido, no segundo ano do projeto participamos de diversas experiências em escolas, levando atividades diversificadas, motivadoras e instigantes, desenvolvendo o ensino e aprendizagem da Matemática por meio do emprego de diferentes recursos didáticos manipuláveis tais como o Algeplan, Frac-soma 235, Geoplano, Tangram, além de fazer uso de aplicativos de código aberto e/ou domínio público como o GeoGebra. Nesse âmbito, o presente trabalho objetiva expor e analisar algumas experiências vivenciadas pelos membros do subprojeto Matemática com o Geoplano de malha quadriculada. As atividades elaboradas diferenciam-se de uma abordagem expositiva embasada no emprego de fórmulas prontas e regras de cálculo que geralmente norteiam o ensino dos conceitos de perímetro e área. Assim optamos por um trabalho que explorasse experimentalmente a modelagem de expressões envolvendo áreas de figuras planas através de uma sequência de atividades didáticas seccionadas em quatro momentos: determinar uma unidade de comprimento; explorar propriedades e áreas de retângulos e paralelogramos; obter expressões para a área de triângulos; determinar áreas através de pontos interiores e pontos de fronteiras de figuras. Percebemos que os primeiros contatos dos alunos com o Geoplano ocorreram com dificuldades, mas ao final trocavam desafios entre si e utilizavam o recurso com maior habilidade e conhecimento em relação às áreas de quadrados, retângulos, paralelogramos, além de outras figuras geométricas. Constatamos ainda que o recurso aliado à investigação matemática pôde proporcionar grandes potencialidades aos encaminhamentos didáticos e oportunizou aos envolvidos uma interação de forma aberta ao passo que todos expunham suas ideias e tentavam entender a forma de pensamento do outro os levando, por vezes, à reformulações de pensamentos conforme averiguavam se os pontos de vista de cada lado haviam ou não sido entendidos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BILIBIO, Verônica Lunardi et al.. GEOPLANO EM SALA DE AULA: UM RECURSO DIDÁTICO ALIADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁREAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23062-GEOPLANO-EM-SALA-DE-AULA--UM-RECURSO-DIDATICO-ALIADO-AO-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-AREAS. Acesso em: 19/04/2024

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