ENVIRONMENTAL LITERACY: GREEN IDEAS TO PRESERVE THE PLANET

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENVIRONMENTAL LITERACY: GREEN IDEAS TO PRESERVE THE PLANET
Autores
  • Célia Maria Squiba da Silva
  • John Harisson de Lima
  • Larissa Martins Padilha
  • Leon Souza Artmann
  • Lilian Aparecida de Moura
  • Marina Gonçalves Borba
  • Aparecida Ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23052-ENVIRONMENTAL-LITERACY--GREEN-IDEAS-TO-PRESERVE-THE-PLANET
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
meio ambiente, letramento crítico, língua inglesa, sequência didática
Resumo
O projeto foi proposto pelos acadêmicos do PIBID-Inglês e desenvolvido no Colégio Estadual Elzira Correia de Sá. Foi desenvolvido uma proposta de unidade didática/sequência didática para serem utilizadas em turmas do Ensino Médio tendo como principal objetivo sensibilizar os alunos para as questões ambientais através da Língua Inglesa. Esta apresentação tem como objetivos: Motivar a participação em atividades de leitura crítica, escrita e oralidade em língua inglesa. Possibilitar a aquisição e ampliação de vocabulário na língua inglesa, utilizando do letramento crítico. Despertar valores e ideias de preservação e conservação do meio ambiente utilizando o letramento crítico. Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar. Sensibilizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum. Como referencial teórico foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – LE (BRASIL, 1996),Diretrizes Curriculares Estaduais DCE-LE (PARANÁ, 2008). Os PCNs-LE alertam para a importância da educação ambiental. Outro ponto importante é utilizar a língua como a forma de comunicação e de letramento crítico e que é capaz de “construir novos significados, nos posicionarmos e construirmos novas identidades.” (JORDÃO, 2006).Através das leituras e reflexões críticas (PENNY COOK, 2011; JORDÃO, 2007;DUBOC & FERRAZ, 2011), esses autores e outros criticam as metodologias e os resultados obtidos no ensino da língua inglesa, no ensino regular que não trabalham como letramento crítico. Visando quebrar esse paradigma buscamos materiais didático-pedagógicos que facilitassem o desenvolvimento das habilidades necessárias para o ensino da língua inglesa e que favorecessem o letramento ambiental crítico. Os resultados obtidos, e o principal efeito esperado para a unidade didática/sequência didática proposta é o letramento crítico acerca do meio ambiente. Até o presente momento os resultados mostram que é possível conseguir melhores resultados no processo ensino/aprendizagem da Língua Inglesa se forem utilizadas metodologias e materiais que despertem a criticidade, interesse e curiosidade nos alunos em aprender uma língua estrangeira assim como a conscientização a respeito da preservação e conservação do meio ambiente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Célia Maria Squiba da et al.. ENVIRONMENTAL LITERACY: GREEN IDEAS TO PRESERVE THE PLANET.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23052-ENVIRONMENTAL-LITERACY--GREEN-IDEAS-TO-PRESERVE-THE-PLANET. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes