UM PLANO DE TRABALHO PARA O ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UM PLANO DE TRABALHO PARA O ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Autores
  • Natali Medeiros dias dos Santos
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23030-UM-PLANO-DE-TRABALHO-PARA-O-ESTUDO-DO-TRIANGULO-RETANGULO-E-DO-TEOREMA-DE-PITAGORAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Mídias Digitais; Triângulo Retângulo, Teorema de Pitágoras
Resumo
Este artigo sintetiza o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a Formação do Professor de Matemática da UFRGS que teve por objetivo analisar uma proposta didática para o ensino do Teorema de Pitágoras com o uso de Tecnologia Digital. A proposta de ensino foi desenvolvida por meio de um plano de trabalho aplicado em uma turma do 9º Ano do Colégio Estadual Pedro II, em Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. Foi utilizado o software Geogebra como recurso didático para explorar o triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras. As referidas atividades deram-se no período de 14 de julho a 17 de julho de 2015. Dentre os objetivos do trabalho elencados para a aprendizagem dos alunos destacamos: medir com auxílio de transferidores os diferentes ângulos internos nos triângulos, identificar ângulos retos em triângulos, reproduzir e compreender geometricamente uma das construções do Teorema de Pitágoras a partir da relação estabelecida entre as áreas dos quadrados formados pelos lados do triângulo retângulo, além de retomar as definições de segmento de reta, retas perpendiculares, ângulos, polígonos regulares, e área de figuras planas. Valente (2008) ressalta que a escola deveria incorporar cada vez mais a utilização das tecnologias digitais, para que seus estudantes pudessem aprender a ler, escrever e se expressar através desses novos instrumentos. Com o intuito de explorar as potencialidades das mídias na informática foi criada um plano de ensino para o estudo do Triângulo Retângulo e do Teorema de Pitágoras. Na primeira atividade foi entregue à turma uma folha de xerox contendo um mosaico de triângulos. A tarefa consistia em identificar os ângulos e pintar o triângulo quando se tratava de um triângulo retângulo. A segunda atividade foi realizada no Laboratório de Informática, onde um triângulo retângulo foi reproduzido no Geogebra a partir das suas propriedades (um ângulo reto) e a construção do Teorema de Pitágoras relacionando as áreas de figuras semelhantes construídas sobre os lados de um triângulo retângulo. Concluímos que, de acordo com a análise realizada no questionário respondido pelos alunos detalhada no artigo completo, que os objetivos elencados neste trabalho foram atingidos uma vez que os alunos compreenderam que o triângulo que possui um ângulo reto interno é um triângulo retângulo independentemente do seu posicionamento e que neste polígono é aplicado o Teorema de Pitágoras. A identificação da hipotenusa e dos catetos no triângulo retângulo também ficou entendida conforme foi mostrado nas atividades desenvolvidas. Constatamos assim que os programas computacionais de Geometria Dinâmica são fortes aliados ao ensino da Geometria, e que o software Geogebra, voltado para o estudo da Matemática, proporciona aos estudantes fazerem as manipulações necessárias para responder seus próprios questionamentos e tornarem-se autores do conhecimento.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Natali Medeiros dias dos; PRESTES, ROSANGELA FERREIRA. UM PLANO DE TRABALHO PARA O ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E DO TEOREMA DE PITÁGORAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23030-UM-PLANO-DE-TRABALHO-PARA-O-ESTUDO-DO-TRIANGULO-RETANGULO-E-DO-TEOREMA-DE-PITAGORAS. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes