OS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS OBJETIVAS E ABERTAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
OS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS OBJETIVAS E ABERTAS
Autores
  • Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
  • Naiara Caroline Aparecido dos Santos
  • Gabriela de Assis Morotti
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22946-OS-ERROS-COMETIDOS-POR-ALUNOS-EM-MATEMATICA--UMA-ANALISE-UTILIZANDO-AVALIACOES-DIAGNOSTICAS-OBJETIVAS-E-ABERTAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Análise de erros. Pibid, Matemática, Avaliação diagnóstica.
Resumo
A participação no subprojeto Pibid/Matemática nos proporcionou reflexões sobre as dificuldades dos alunos em Matemática. Assim, aplicamos no inicio de cada ano letivo, uma avaliação diagnóstica, juntamente com um questionário socioeconômico, em todas as turmas. Por meio de observações iniciais e, depois pela correção dos gabaritos, constatamos um número significativo de erros cometidos pelos alunos nessas avaliações. A partir disso nosso trabalho se ampliou e, elaboramos uma Avaliação Diagnóstica Aberta (ADA) e aplicamos em todas as turmas de um determinado ano específico de uma das escolas parceiras, objetivando analisar, classificar e comparar os erros cometidos pelos alunos nas duas avaliações realizadas. As principais referências dessa teoria afirmam que na análise das respostas dos alunos, o importante não é o acerto ou o erro em si – que são pontuados em uma prova de avaliação da aprendizagem -, mas as formas de se apropriar de um determinado conhecimento, que emergem na produção escrita e que podem evidenciar dificuldades de aprendizagem. Assim, os erros levantados nas avaliações serviram de “motivadores” para buscarmos a inserção de novas atividades no projeto que permitissem uma melhoria no desempenho dos alunos em Matemática, além de permitir reflexões da prática pedagógica dos professores nessa disciplina. As avaliações diagnósticas objetivas aplicadas no início do período letivo foram usadas para efeitos comparativos com a ADA que foi aplicada para as mesmas turmas. Desta forma, as categorias de análises foram classificadas por meio da ADA, as quais foram verificadas se se configuram nas avaliações diagnósticas objetivas. Isto posto, acreditamos que estudar o erro na Matemática é relevante, e observamos que a literatura tem tido um aumento significativo de trabalhos dessa natureza em Educação Matemática, podendo assim contribuir na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem nessa disciplina.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

COUSIN, Alexandra de Oliveira Abdala; SANTOS, Naiara Caroline Aparecido dos; MOROTTI, Gabriela de Assis. OS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS OBJETIVAS E ABERTAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22946-OS-ERROS-COMETIDOS-POR-ALUNOS-EM-MATEMATICA--UMA-ANALISE-UTILIZANDO-AVALIACOES-DIAGNOSTICAS-OBJETIVAS-E-ABERTAS. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

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