PIBID/IF FARROUPILHA – JC: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID/IF FARROUPILHA – JC: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Autores
  • Magda Neves da Silva
  • Larissa Gall Dreifke
  • Aline Godinho
  • Débora da Silva Neves
  • Michele Francine de Oliveira
  • Elisangela Fouchy Schons
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/22942-pibidif-farroupilha--jc--metodologias-alternativas-no-processo-de-ensino-aprendizagem-da-matematica
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
: Metodologias; Atividades diferenciadas; Matemática
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como desígnio proporcionar aos licenciandos a inserção no meio docente, promovendo-lhes momentos de criação e aplicação de metodologias diferenciadas de ensino, visando elevar a qualidade da formação inicial desses acadêmicos e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, neste caso de matemática, nas escolas de educação básica beneficiadas com o programa. Além disso, estimula os educandos a expandir suas habilidades de observação e compreensão. Promovendo assim, o entendimento necessário sobre a realidade que o cerca, para que possam aplicar os conhecimentos explorados em prol da sua comunidade. As atividades realizadas pelo grupo PIBID/IF Farroupilha, campus Júlio de Castilhos, são desenvolvidas com os educandos dos primeiros anos do Ensino Médio Técnico Profissional, em turno inverso ao da aula. O programa busca desenvolver metodologias diferenciadas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem da matemática, aliando a teoria advinda da sala de aula com atividades práticas que fomentem o interesse, a criatividade e a curiosidade crítica. Dentre as atividades empreendidas no período de um semestre, destacam-se: mostras, oficinas, jogos didáticos e de exploração do raciocínio lógico. Essas práticas guardam a pretensão de complementar o conhecimento dos discentes participantes, proporcionando momentos de compartilhamento de experiências, de reflexões sobre o que é estudado e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula. Estas ações concretizam-se com a supervisão e auxilio de uma docente, através da elaboração de planos de execução, fundamentação teórica e análise de metodologias diversificadas. Ao longo da realização dos encontros percebeu-se a importância de articular a teoria com a prática para promover tanto o ensino como a aprendizagem. A utilização de material concreto é outro fator de grande relevância, pois propicia a visualização das atividades propostas, ajudando na assimilação dos conceitos trabalhados e na resolução das tarefas apresentadas. Em síntese, o projeto agrega significado tanto à formação docente, como à instrução de nível médio, permitindo o uso de métodos com caráter inovador e interdisciplinar que atuam como facilitadores na adesão de conhecimento.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Magda Neves da et al.. PIBID/IF FARROUPILHA – JC: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22942-PIBIDIF-FARROUPILHA--JC--METODOLOGIAS-ALTERNATIVAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DA-MATEMATICA. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes