SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Autores
  • FERNANDO PEDRO BORCOWSKI DO AMARAL
  • Arthur Flores Copatti
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
  • Natali Medeiros dias dos Santos
  • Eliani Retzlaff
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22934-SEQUENCIA-DIDATICA-PARA-O-ESTUDO-DE-TRIGONOMETRIA-COM-O-AUXILIO-DO-SOFTWARE-GEOGEBRA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino da Matemática. Recursos tecnológicos. Software Geogebra. Trigonometria.
Resumo
O presente trabalho relata a atividade realizada por dois acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, também integrantes do PIBID, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, durante o desenvolvimento do Estágio Curricular em Ensino de Matemática I. Esta disciplina tem como propósito que os acadêmicos construam uma proposta para o ensino da matemática, na forma de uma oficina, fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos. Os objetivos desta disciplina se aproximam dos objetivos estabelecidos no plano de trabalho deste subprojeto, por este motivo, buscamos integrar esta proposta de estágio, com as atividades a serem realizadas com o público atendido. O conteúdo desenvolvido nesta oficina foi a Trigonometria, envolvendo o estudo das relações trigonométricas do triângulo retângulo e as funções seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante no círculo trigonométrico. O público alvo do desenvolvimento das atividades foi a turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro II da cidade de Santo Ângelo, composta de 25 alunos. Para o desenvolvimento desta proposta de ensino utilizamos o Laboratório de Informática da escola, e o software Geogebra, por se tratar de um software livre, de fácil manuseio e que possibilita a construção, análise e observação das propriedades trigonométricas, facilitando a aprendizagem do aluno. O uso deste software possibilitou aos alunos a construção dos triângulos, realizar as medições de seus lados e ângulos, e a construção do círculo trigonométrico observando suas propriedades. O caderno também foi utilizado como auxílio no desenvolvimento das atividades, bem como, para registro de observações, e para resoluções das questões propostas. Na construção dos gráficos das funções trigonométricas, foi utilizado ainda o papel quadriculado, pois acreditamos que também é importante o trabalho do aluno com o material concreto, embora o foco da atividade fosse o uso das tecnologias. O estágio foi realizado num total de 14 horas de prática de estágio, realizadas 10 h pelo turno da manhã e 4 pelo turno da tarde. Durante o desenvolvimento das aulas foi possível observar certo envolvimento dos alunos, entusiasmo em realizar as atividades, mas ao longo do desenvolvimento das atividades e com o surgimento das dificuldades, os alunos foram desanimando. Então concluímos que se faz necessário repensarmos a proposta desenvolvida, a qual teve como foco o conteúdo sem aproximação de um contexto real. Desta forma considera-se que foi positiva a realização deste estágio, e que o objetivo de incorporar recursos tecnológicos no ensino da Matemática, pode contribuir no processo de aprendizagem do aluno, e em especial conosco por termos esta oportunidade e desafio em vivenciar esta experiência nesta etapa de formação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

AMARAL, FERNANDO PEDRO BORCOWSKI DO et al.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22934-SEQUENCIA-DIDATICA-PARA-O-ESTUDO-DE-TRIGONOMETRIA-COM-O-AUXILIO-DO-SOFTWARE-GEOGEBRA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes