SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PIBIDIANOS EGRESSOS E A AVALIAÇÃO DOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DO PIBID PEDAGOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PIBIDIANOS EGRESSOS E A AVALIAÇÃO DOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DO PIBID PEDAGOGIA
Autores
  • Jéssica Storch
  • Cleria Maria Wendling
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22898-SITUACAO-PROFISSIONAL-DOS-PIBIDIANOS-EGRESSOS-E-A-AVALIACAO-DOS-PRIMEIROS-QUATRO-ANOS-DO-PIBID-PEDAGOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, bolsistas egressos, formação inicial de professores.
Resumo
Este texto apresenta e discute alguns resultados da pesquisa realizada para o trabalho de final de curso cujo objeto de pesquisa é o subprojeto do curso de Pedagogia vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Cascavel-PR, com recorte temporal entre 2010 há 2014 considerando que compete o período da primeira educação do programa. A pesquisa pretende apresentar as características do programa no período e as impressões dos seus participantes egressos investigando os seguintes pontos: a contribuição do PIBID para a formação para a docência; a produção de conhecimento educacional socializado em eventos; relevância do projeto para a escolha profissional; a abrangência dos estudos realizados; as ações de formação compartilhada entre escola e universidade; as possibilidades de inovação e transformação da prática escolar. A metodologia utilizada para discutir esses elementos foi à análise dos documentos, tais como leis e decretos nacionais e os arquivos do subprojeto do curso de Pedagogia e a aplicação de questionários contendo questões objetivas e descritivas aos 30 bolsistas participantes do subprojeto durante o período analisado. Os resultados preliminares apontam que as atividades realizadas eram orientadas metodologicamente pela espiral lewiniana, composta por ciclos de planejamento, ação, observação da ação e reflexão e re-planejamento das atividades educativas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, todos os questionários coletados até o momento apontam para a relevância do projeto na formação inicial desses professores com especial destaque para as experiências no ensino possibilitadas durante o programa. A abordagem investigativa utilizada neste trabalho é a qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de André (1995). Consideramos a pesquisa sobre a relevância do PIBID junto aos egressos do programa de extrema importância, pois permite a avaliação do programa em professores que já atuam profissionalmente na área e cujo escrutínio já se deu na escola.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

STORCH, Jéssica; WENDLING, Cleria Maria. SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PIBIDIANOS EGRESSOS E A AVALIAÇÃO DOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DO PIBID PEDAGOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22898-SITUACAO-PROFISSIONAL-DOS-PIBIDIANOS-EGRESSOS-E-A-AVALIACAO-DOS-PRIMEIROS-QUATRO-ANOS-DO-PIBID-PEDAGOGIA. Acesso em: 28/03/2024

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