O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR VIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO BIOGRAFIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR VIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO BIOGRAFIA
Autores
  • Vanessa da Silva Manoel Gavioli
  • Janine Beatriz Raimundo
  • Beatriz Avila Vasconcelos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/22893-o-ensino-de-lingua-portuguesa-por-via-das-sequencias-didaticas--uma-proposta-de-trabalho-com-o-genero-biografia
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de Língua Portuguesa, Interacionismo, Gênero textual, Biografia
Resumo
Com base nas orientações e estudos feitos no subprojeto PIBID de Letras-Português da UNESPAR – Campus de Paranaguá pudemos realizar a montagem de uma SD sobre o o gênero discursivo “Biografia” a ser aplicado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa sequência foi montada a partir do procedimento didático proposto por Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros textuais que contempla as seguintes fases de organização do trabalho com os alunos: apresentação da situação inicial, primeira produção escrita, módulos e produção final. Inicialmente foi realizado um diagnóstico prévio de cada estudante para detectarmos as dificuldades mais recorrentes da turma, que serão trabalhadas ao longo do projeto. A opção pela biografia deu-se, especialmente, por considerarmos esse gênero como um catalizador na aquisição de autoria por parte dos alunos, uma vez que, ao falar de si e dos outros, acreditamos que os aprendizes passem a ter maior autonomia no processo de criação do texto. A aplicação desta práxis pedagógica visa tornar a SD um instrumento mediador da prática escrita ao mesmo tempo em concebe a língua como produto histórico e coletivo, partindo do pressuposto de que “é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se comunicar verbalmente por algum texto” (MARCHUSCHI, 2008). Ao final do projeto será feita uma exposição de toda a produção dos estudantes ao longo do processo. Esperamos assim contribuir para um duplo objetivo: de um lado, para que os alunos sejam capazes de fazer uso da oralidade e da escrita a fim de realizar seus projetos de sentido e de se construir no mundo por via da linguagem; de outro lado, para ao mesmo tempo nos capacitar enquanto professores de língua portuguesa que pautam o trabalho em sala de aula por uma concepção de língua como forma de interação que permeia o cotidiano e que articula nossas relações sociais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GAVIOLI, Vanessa da Silva Manoel; RAIMUNDO, Janine Beatriz; VASCONCELOS, Beatriz Avila. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR VIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO BIOGRAFIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22893-O-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA-POR-VIA-DAS-SEQUENCIAS-DIDATICAS--UMA-PROPOSTA-DE-TRABALHO-COM-O-GENERO-BIOGRAFIA. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes