PIBID LETRAS PORTUGUÊS REAVIVANDO ESPAÇOS E LEITURA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID LETRAS PORTUGUÊS REAVIVANDO ESPAÇOS E LEITURA
Autores
  • Larissa Patricia Theiss
  • Andressa Regiane Gesser
  • Ana Carolina de Souza Nazaro
  • Luana Ewald
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22841-PIBID-LETRAS-PORTUGUES-REAVIVANDO-ESPACOS-E-LEITURA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Letras- Português, Letramentos, Biblioteca, Incentivo à leitura.
Resumo
Este trabalho pretende apresentar um projeto desenvolvido pelo PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – o qual é um programa, a nível nacional, que oferece bolsas para acadêmicos dos cursos de licenciatura, professores supervisores e coordenadores. Esse projeto integra a FURB - Universidade Regional de Blumenau – e escolas municipais, agindo com diferentes subprojetos e áreas, inclusive o de Letras – Português. O objetivo deste relato é socializar o projeto de letramento e incentivo à leitura que foi realizado com as turmas do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola de Educação Básica Lothar Krieck, também em Blumenau. A fim de conhecer os alunos e suas práticas de leitura foi diagnosticado, por meio de um questionário, que a comunidade carecia pelo contato com a leitura. Uma proposta de produção inicial de uma narrativa também foi aplicada aos alunos e as bolsistas constataram que estes tinham dificuldades no esquema narrativo, nos aspectos gramaticais e estilísticos como ortografia, coesão, coerência e adequação ao gênero. A partir dos objetivos e resultados, foi desenvolvido um projeto visando ampliar a competência linguística comunicativa (TRAVAGLIA, 2011) da turma por meio de trabalhos realizadas com narrativas de contos de terror e da obra literária “A culpa é das estrelas” do autor John Green. Definiu-se como objetivos específicos da sequência didática: (i) proporcionar o contato real com a literatura (ii) criar situações em que os alunos ampliem os conhecimentos gramaticais e estilísticos: coesão e coerência, variação linguística, ortografia, concordância, regência, colocação pronominal, pronomes e verbos, através dos gêneros literários, e ampliação das habilidades no que diz respeito à escrita de narrativas; (iii) explorar as especificidades da escrita de contos de terror. Com o 6º ano em específico, buscou-se a conscientização e inspiração na obra de John Green para a escrita de um musical, levando em consideração questões sociais como a inclusão. Já com o 9º ano a sequência didática se baseou na apresentação de personagens marcantes nos contos de terror, bem como sua origem, autores, releituras entre outros. Os produtos finais esperados seriam (i) uma noite de Halloween para toda a escola e comunidade, em que os alunos do 9º ano apresentariam uma história de cada personagem reescrita para o público infantil, bem como a disseminação da cultura da data comemorativa. Nessa noite cultural teria também a (ii) apresentação do musical do 6º ano, bem como a mostra de um caderno de palavras, o qual representaria a ampliação da ortografia das palavras escritas erroneamente na produção inicial, assim como algumas palavras do livro em análise, ação que já consistia na sequência didática. O projeto não foi finalizado, mas agregou muito conhecimento na prática docente das bolsistas que tornaram a leitura algo comum no cotidiano dos alunos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

THEISS, Larissa Patricia et al.. PIBID LETRAS PORTUGUÊS REAVIVANDO ESPAÇOS E LEITURA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22841-PIBID-LETRAS-PORTUGUES-REAVIVANDO-ESPACOS-E-LEITURA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes