ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: VISÃO DOS PROFESSORES ACERCA DAS QUESTÕES OBJETIVAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: VISÃO DOS PROFESSORES ACERCA DAS QUESTÕES OBJETIVAS
Autores
  • VANESSA DA SILVA SILVEIRA
  • Gislene Camargo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22760-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO-NA-EDUCACAO-INTEGRAL--VISAO-DOS-PROFESSORES-ACERCA-DAS-QUESTOES-OBJETIVAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino; Aprendizagem; Alfabetização e letramento; Educação Integral.
Resumo
RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as condições oferecidas por uma escola de tempo integral para o processo de alfabetização e letramento, baseado na visão das professoras acerca das questões objetivas. Partindo de questionamentos como: Quais as possibilidades que a educação integral oferece para a alfabetização e letramento? O que muda em relação à escola de tempo regular? O que o tempo integral facilita e o que dificulta no processo de alfabetização e letramento? Como é realizado o planejamento para essa realidade? No primeiro momento, buscou-se na literatura a concepção da escola de tempo integral, como está assegurada na lei e quais as medidas que devem ser adotadas para o seu funcionamento. Partiu-se então por verificar nos documentos da escola pesquisada, quais as atividades/disciplinas que a escola oferece, e realizou-se uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola para verificar se ele cumpre as exigências legais referentes a realidade de uma escola de Tempo Integral. A metodologia para a participação das professoras foi um questionário, com perguntas abertas. Participaram três (03) professoras da escola pesquisada, objetivando saber o que elas entendem como função de uma escola de tempo integral, como fazem seus planejamentos, se conseguem trabalhar em conjunto com os outros professores e se tiveram formação continuada voltada para a Educação de Tempo Integral. Conclui-se que há diversos fatores que dificultam a realização de um trabalho diferenciado, como a falta de estrutura física, materiais adequados e formação continuada para os professores. O PPP da escola não traz menções ou determinações apontando para o ensino integral. Não foram encontradas ações diferenciadas para o processo de alfabetização e o letramento. Verificou-se que os professores estão buscando alternativas para se adequar a essa realidade, mas falta apoio adequado. Uma escola de tempo integral não deve ser vista como mais tempo na escola, mas sim mais tempo para o trabalho de ensino/aprendizagem de qualidade. A escola deve ser vista como uma oportunidade de inovação na educação. Para isso, é importante o empenho da direção, professores, pais, alunos e comunidade para o sucesso desse projeto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVEIRA, VANESSA DA SILVA; CAMARGO, Gislene. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: VISÃO DOS PROFESSORES ACERCA DAS QUESTÕES OBJETIVAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22760-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO-NA-EDUCACAO-INTEGRAL--VISAO-DOS-PROFESSORES-ACERCA-DAS-QUESTOES-OBJETIVAS. Acesso em: 23/04/2024

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